Translate
O ex-jogador do FC do Porto e antigo guarda-redes da selecção nacional, Vitor Baía, foi sondado pelo PSD para se candidatar à presidência da Câmara de Matosinhos nas eleições locais deste ano, apurou o PÚBLICO.
Apanhado de surpresa, Vitor Baía sugeriu que o partido faça primeiro uma sondagem, na qual inclua o seu nome, para depois tomar uma decisão definitiva. A abordagem ao antigo guarda-redes da selecção, que foi o mandatário para a juventude no Porto da candidatura à Presidência da República de Cavaco Silva, foi feita pela direcção do partido e ocorreu no passado fim-de-semana.
O “convite” ao ex-jogador do FC do Porto, que há já algum tempo pendurou as chuteiras e apostou no mercado imobiliário, é do conhecimento de um núcleo muito restrito de pessoas do partido. Ao longo do dia de ontem, o PÚBLICO contactou por diversas vezes Vitor Baía, mas o seu telemóvel esteve permanentemente indisponível. O contacto foi também extensivo ao coordenador autárquico nacional, mas Carlos Carreiras não deu qualquer resposta.
O PSD está empenhado em encontrar uma figura que prestigie o partido e que seja respeitada pela sociedade civil. José António Barbosa, que preside à concelhia do partido de Matosinhos, estaria disponível para liderar a candidatura, mas o seu nome encontra algumas resistências por parte da direcção do partido.
Durante algum tempo, uma candidatura a Matosinhos do líder da distrital do PSD-Porto e ainda presidente da Câmara da Maia, Bragança Fernandes, foi dada como certa, mas essa tese acabou por não vingar.
in Público
Senhor Vítor Baía sou um admirador vosso em relação ao desporto, mas por favor, não alinhe nessa trapalhada que é a política, terá muito a perder se der tal passo.