Mundo Restauração

Receitas europeias que fazem sucesso no Brasil

Receitas europeias que fazem sucesso no Brasil

A gastronomia brasileira é uma grande mistura, não há dúvidas. Com a influência de ingredientes europeus, africanos e indígenas, o Brasil criou o seu próprio cardápio com toques de diferentes lugares. Mas, as combinações deram muito certo e hoje o país influencia a gastronomia de outras culturas.

A coxinha, o pastel e o famoso brigadeiro foram exportados pelos próprios brasileiros que investem nos pratos típicos para conquistar espaço em outros países, inclusive em Portugal. Mas, a história do Brasil é marcada pela miscigenação e no dia a dia do país é possível identificar muitas receitas europeias que foram implementadas na cultura local e fazem muito sucesso entre os brasileiros. Confira algumas delas:

Nhoque

Nhoque / Gnocchi
Gnocchi / Nhoque

Chamado de gnocchi pelos italianos, o nhoque é o nome brasileiro dado a esse famoso prato da gastronomia da Itália, o qual é cercado de superstições no seu país de origem e conhecido como um símbolo de boa sorte.

O nhoque é preparado com uma massa que pode ser feita de batata, mandioca ou farinha de trigo, além de ser servido com diferentes molhos como bolonhesa, branco e sugo. No Brasil, o prato se tornou um dos mais importantes da origem italiana, e pode ser encontrado facilmente nos restaurantes de norte a sul.


Paella

Paella
Paella

Um dos pratos mais tradicionais da região de Valência, na Espanha, a paella chegou ao Brasil através dos imigrantes espanhóis e ganhou diversas adaptações ao longo dos anos por todo o país. Na sua versão original, o prato é preparado em uma panela especial chamada de paellera, e é feito com arroz, carne, verduras e frutos do mar, principalmente o camarão, com a adição de temperos como o açafrão, o que cria uma mistura de sabores bastante agradável e surpreendente ao paladar.


Bacalhau

Bacalhau
Bacalhau

O bacalhau é uma das comidas típicas de Portugal mais famosas, é o peixe mais consumido no país. No Brasil o prato também é famoso e é consumido principalmente na Semana Santa. Há diversas formas de prepará-lo, como entrada ele é servido em forma de bolinho de bacalhau. Como prato principal, ele pode ser assado, na brasa, assado com batatas, frito, com broa, entre diversas outras maneiras.


Cuca

Cuca
Cuca (pão doce)

A cuca é um tipo de pão doce, de origem alemã. Um dos sabores mais comuns é o de banana, mas também pode ser feita de maçã, abacaxi, chocolate, doce de leite, goiabada, entre outros. Normalmente seu acompanhamento é o café. Esta receita é bem tradicional no sul do Brasil, onde a cultura alemã está mais presente.

Sending
User Review
0 (0 votes)

Comentar