• Contactos
  • Telefones Úteis
  • Farmácias de Serviço
  • Ofertas Emprego
  • Roteiro Turístico
  • Restauração
  • Eventos
  • Política de Privacidade
  • Beachcam das Praias

Logo

Menu
  • Home
  • Leça
    • Descrição
    • Junta de Freguesia
    • Paróquia
    • Mapa das Ruas
    • Comércio
    • Turismo
    • Onde Dormir / Hoteis
    • Restauração
    • Roteiro Turístico
    • Farmácias de Serviço
  • Património
    • Roteiro Turístico
    • Património
    • Fotos Antigas de Leça
    • Piscinas de Leça da Palmeira
    • As Praias em Direto
  • Noticias
  • Opinião
    • Opinião – 2017
    • Opinião – 2016
    • Opinião Arquivo
  • Úteis
    • Farmácias de Serviço
    • Telefones Úteis
    • Loja do Cidadão (PAC)
    • Cartório Notarial
    • Ofertas Emprego
    • Press-Realese
    • Fale Connosco!
    • Política de Privacidade
  • Desporto
  • Videos
  • Eventos
  • Agenda

Zeladores da Cidade sem Regulamento

por Leça da Palmeira | a 13/04/2015 | 0 Comentários
Opinião Arquivo
Zeladores da Cidade sem Regulamento
Partilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

joaquim_monteiroAo ler hoje o Jornal de Notícias vi uma pequena notícia referente à criação dos zeladores da cidade em Matosinhos. Segundo ela, os zeladores serão voluntários que estarão atentos aos problemas existentes na via pública, indicando-os à Junta para resolução. Ainda segundo a notícia, a autarquia refere que «serão os nossos olhos no terreno reportando-nos, com maior celeridade e eficácia, situações anómalas».

Tudo isto me parece óbvio e não creio que haja alguém de bom senso que possa questionar a pertinência da existência desta figura no quotidiano da nossa cidade.

Creio, no entanto, que a notícia deveria ser mais rigorosa, já que os zeladores da cidade não estão a ser criados agora, já existiram no passado recente. Por outro lado, ao referir que a Assembleia de Freguesia aprovou esta medida, deveria ser referido que todos os deputados a votaram favoravelmente, mas destacaram alguns aspetos que são fundamentais.

Em primeiro lugar destacaram a inexistência de um Regulamento que defina o perfil dos zeladores, os seus direitos e deveres. A tudo isto acresce a necessidade de existência de um seguro de responsabilidade civil a que todos os zeladores deveriam ter acesso.

Tudo isto porque o executivo da Junta, uma vez mais, com o amadorismo que o caracteriza, apresentou apenas um plano de intenções e não um projeto completo, para que a Assembleia de Freguesia pudesse decidir.

Desde logo, as intenções do executivo da Junta são ir muito mais além do simples cidadão leceiro que passando por certas zonas vê algo e o reporta à Junta. Pretende dar aos zeladores um kit, que incluirá um colete, fardamento, utensílios diversos, como lanterna e ferramentas, telemóvel, botas, luvas de proteção, mapas e cartão identificativo.

Considerando o material que consta deste kit surge a dúvida: o que pretenderá a Junta dos zeladores? Botas!? Farda!? Lanterna!?

Será que os zeladores da cidade passarão a ser os novos «pequenos vagabundos» que se enfiavam em túneis secretos para deslindar segredos obscuros dos senhores do mal?!

Não esqueçamos que os zeladores serão voluntários e mesmo o voluntariado está sujeito a regras definidas por lei. Em primeiro lugar, porque nem todos o podem ser e, em segundo lugar, ninguém pode ser voluntário em causa própria. A título de exemplo refiro aquele que conheço melhor que é o da educação. Nem todos podem ser voluntários para trabalhar com as crianças e é do mais elementar bom senso que não se coloque uma avó a fazer voluntariado na escola dos netos, pois mais cedo ou mais tarde irá agir em causa própria e não em função do bem comum.

Até à próxima semana.
Saudações leceiras

Joaquim Monteiro


MAIS VISTOS:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Tags: zeladores cidade

Comentários

Informação atualizada sobre Leça da Palmeira - Matosinhos

Ainda não há comentários para “Zeladores da Cidade sem Regulamento”

Deixe o seu comentário: Cancel Reply

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios.


*
*

Alugue o Seu Imóvel!

Alojamento

Últimas:

Academia de Formação Manuel Seabra

Rua Manuel Seabra será inaugurada amanhã, pelas 12 horas

16/11/201816/11/2018
Farol de Leça aberto no Dia da Marinha

Farol de Leça, do Cabo Carvoeiro e de Santa Maria abertos a visitas no Dia do Mar

16/11/201816/11/2018
banco em perafita

Homem detido por violência doméstica em Leça da Palmeira

15/11/2018
APPs - Matosinhos TOMI Go

Já conhece as Apps de Leça da Palmeira e Matosinhos para Smartphone?

15/11/2018
João Pedro Matos Fernandes fala de crise habitacional

Ministro defendeu em Matosinhos políticas públicas de habitação para combater “crise habitacional”

14/11/201814/11/2018
Farol e Casa de Chá -Locais a visitar em Leça da Palmeira

5 Locais Para Descobrir Se Vai Visitar Leça da Palmeira

14/11/201815/11/2018
Alojamento

Próximos eventos

  1. Exposição Retratos

    Exposição: Meio século de História através dos retratos de Alfredo Cunha

    20/10/2018 » 9:00 - 26/01/2019 » 17:30
  2. Salvador Sobral - "Excuse Me"

    Salvador Sobral em concerto no Teatro Constatino Nery (Matosinhos)

    16 Novembro » 22:00 - 17 Novembro » 22:00
  3. Cartaz Dominguinhos

    “Dominguinhos” de 18 de novembro trazem ateliê de ciência

    18 Novembro » 11:00 - 12:00

Ver todos os Eventos

  • Contactos
  • Telefones Úteis
  • Farmácias de Serviço
  • Ofertas Emprego
  • Roteiro Turístico
  • Restauração
  • Eventos
  • Política de Privacidade
  • Beachcam das Praias
© 2018. Este Portal está on-line desde 20 de Agosto de 2002. Leça da Palmeira
Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência como utilizador no nosso site. Ao navegar no website está a aceitar a nossa politica de cookies. Compreendi Reject Saiba mais