Desporto

17.ª EDP Maratona do Porto vai correr-se também em Matosinhos

Apresentação 17.ª EDP Maratona do Porto

A 17ª EDP Maratona do Porto realiza-se a 7 de novembro de 2021 e tem partida marcada para as 9h00 junto ao Sealife Porto e chegada na Avenida do Parque (Parque da Cidade do Porto).


A 17ª edição da EDP Maratona do Porto foi apresentada ontem em Conferência de Imprensa no Palácio da Bolsa.

Depois da interrupção na edição de 2020, o Salão Árabe voltou a ter uma plateia repleta de convidados que assumem uma importância decisiva na organização do maior evento do ano, a apresentação começou com a intervenção de Tiago Teixeira, da Runporto.

Começaram por ser apresentadas as medidas especiais de segurança que vão ser implementadas no evento. A prioridade é garantir a segurança de todos os envolvidos com medidas exequíveis e que permitam a realização do evento com sucesso.

Alteração ao percurso na prova de 42 km

A prova conta com um magnífico percurso, este ano a desenrolar-se pelas cidades do Porto e Matosinhos. Esta alteração ao percurso deve-se a dois motivos.

Primeiro, o tabuleiro inferior da ponte Luís I entrou, em outubro, em obras e a intervenção irá durar alguns meses. Por esta razão, não será possível atravessar para o lado de Vila Nova de Gaia, pois a Ponte Luís I é a única que permite a passagem ao nível do percurso da prova. Por outro lado, no local onde habitualmente se localiza a chegada do evento, o Queimódromo, está neste momento instalado o Centro de Vacinação e Testagem do Covid-19, impossibilitando a sua ocupação com a estrutura da chegada das provas. 

A EDP Maratona do Porto tem um lote de atletas de elite com grande valor, entre quenianos e etíopes que são favoritos à vitória. Foram ainda destacados os dois portugueses que, para já, estão inscritos na prova, Solange Jesus (CD Feirense) que venceu recentemente a Meia Maratona do Porto, e Carlos Costa (CD S. Salvador do Campo), que já ficou em 6º lugar na EDP Maratona do Porto em 2014 (2º melhor português).

Anualmente, milhares de participantes viajam até ao Porto e ficam rendidos a todos os seus encantos. Este ano, estão, para já, inscritos atletas de 51  países participaram nesta clássica corrida de 42.195 m, sendo que 30% dos inscritos são atletas estrangeiros. Esta diversidade cultural em torno do desporto marca, desde logo, um dos fatores identitários e promocionais do evento e do destino.

Inácio Ribeiro, vice-presidente do Turismo Porto e Norte, referiu que “para promover um país como o nosso é preciso bons produtos, bons serviços e bons eventos, tais como a EDP Maratona do Porto”.

O diretor do evento, Jorge Teixeira, aproveitou a ocasião para agradecer a confiança dos patrocinadores, parceiros e municípios envolvidos na EDP Maratona do Porto.

Em representação do patrocinador principal da Maratona do Porto, esteve presente Inês Pitta e Cunha, da Direcção Marca EDP Distribuição, destacou que este evento marca o regresso da EDP Maratona do Porto ao formato presencial.

Palácio da Bolsa

“São 17 anos de parceria, já é um projeto de longa data”

Inês Pitta e Cunha referiu ainda que “este ano, as pessoas estão com cada vez mais vontade de participar nestes eventos. Querem retomar hábitos de vida saudáveis”.

Em representação do patrocinador principal da APO Family Race Corrida dos Ossos Saudáveis, Maria José Patrício referenciou que esta prova tem como objetivo “levar as pessoas a deixarem de estar sedentárias”.

Vila Nova de Gaia recebe desde 2004 a EDP Maratona do Porto na sua marginal do rio Douro, entre a ponte Luís I e a Afurada. No entanto, ineditamente este ano, devido aos condicionamentos no tabuleiro de baixo da ponte Luís I, este cenário não será possível. Mesmo assim, o município não deixou de estar representado por Mário Duarte, Diretor do Departamento de Desporto, Cultura e Juventude.

Para Vasco Pinho, Vereador da Câmara Municipal de Matosinhos, a prática desportiva como um elemento da promoção da saúde é essencial.

Este ano, pela primeira vez, o percurso irá também estender-se para Leça da Palmeira, num total de 18 km percorridos em Matosinhos, o que “permitirá aos participantes conhecerem melhor a cidade”.

A Câmara Municipal do Porto foi representada pela sua Vereadora, Catarina Araújo, que reconheceu que retomar dois anos depois do interregno só pode ser um fator de alegria.

EDP Maratona Porto - Vista Aérea

“A segurança e o conforto do evento para os participantes e toda a organização envolvente são fundamentais”

O Diretor Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Vítor Dias, reforçou a importância deste evento no desenvolvimento da cidade e da comunidade. O representante do IPDJ considera que a EDP Maratona do Porto tem contribuído fortemente para o aumento da prática desportiva entre os cidadãos e a criação de hábitos de vida saudáveis.

“A EDP Maratona do Porto é mais uma iniciativa da capacidade de resistência, resiliência e inovação da Runporto”

Vitor Dias destacou ainda que “está certo que a Maratona do Porto pela 17ª vez será uma referência mundial no desporto, turismo e economia”.

A 17ª EDP Maratona do Porto realiza-se a 7 de novembro de 2021 e tem partida marcada para as 9h00 junto ao Sealife Porto e chegada na Avenida do Parque (Parque da Cidade do Porto).

As inscrições estão disponíveis em www.maratonadoporto.com até dia 2 de novembro.


Partilhe:
  • 25
  •  
  •  
  •  
  •  
  • 2
  •  
  •  
  •  
    27
    Shares
  • 25
  •  
  •  
  • 2
  •  
  •  
  •  
  •