Translate
A 16ª edição da EDP Maratona do Porto foi apresentada no passado dia 22 em Conferência de Imprensa no Salão Árabe do Palácio da Bolsa.
A EDP Maratona do Porto desenrola-se em três cidades vizinhas, Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, que, juntas, formam uma das Frentes Atlânticas mais deslumbrantes do país.
EDP Maratona do Porto na elite das maratonas
A EDP Maratona do Porto reúne três das maiores e melhores chancelas do mundo, a Bronze Label Road Race pela International Association of Athletics Federations (IAAF), uma distinção que a coloca como uma das melhores provas no circuito mundial das maratonas, pertencendo assim ao calendário oficial da IAAF, as 5 estrelas pela Associação Europeia de Atletismo, marca “Quality Road Race”, que garante que a prova tem “um nível elevado de segurança pessoal e patrimonial e serviços de alta qualidade” e, agora, também faz parte das Wanda Age Group World Major Marathons.
A EDP Maratona do Porto tem um lote de atletas de elite com grande valor, entre quenianos e etíopes que são favoritos à vitória. Tiago Teixeira, da Runporto, destacou Martin Fiz, que vai tentar bater o record do mundo na maratona no seu escalão.
Impacto de 12 milhões na economia local
Anualmente, milhares de participantes viajam até ao Porto e ficam rendidos a todos os seus encantos. Para conseguir perceber o impacto da EDP Maratona do Porto na região, o ano passado foi desenvolvido um estudo por uma equipa de investigação da Universidade do Algarve, intitulado “Impacto da EDP Maratona do Porto 2018 na Economia do Turismo e Promoção da Cidade do Porto e Região Norte de Portugal”.
Através deste estudo, foi possível concluir que 62,6% deslocam-se dos visitantes nacionais propositadamente ao Porto para participar na Maratona, sendo esta inequivocamente a principal motivação de visita e estada média é 2,0 noites. Em relação aos visitantes estrangeiros, estes são maioritariamente de origem europeia, 94,2% deslocam-se propositadamente ao Porto para participar na Maratona, e ficam em média 3,9 noites na cidade.
Como evento a EDP Maratona do Porto 2018 produz o impacto estimado de 12,7 milhões de euros na economia local, contributo que não é esporádico ou casual.
O contributo para a economia do turismo e promoção do território é de todo assinalável, com inegável contributo para a competitividade turística do destino, das suas empresas e, consequentemente, para o incremento da qualidade de vida das comunidades residentes.
Maratona solidária
A APO Family Race Corrida Ossos Saudáveis, com 15 km de extensão, sempre agregada à Maratona do Porto, será pelo segundo ano consecutivo realizada também como uma corrida solidária, pois vai integrar a Corrida dos Ossos Saudáveis e, neste âmbito, serão angariados fundos para colocar à disposição da Associação Portuguesa de Osteoporose. Nesta conferência de imprensa esteve representada pelo seu presidente Pedro Cantista que revelou que a Associação Portuguesa de Osteoporose vai realizar rastreios e aconselhar os atletas na Expo Maratona.
Para além desta vertente, a Runporto cedeu alguns dorsais a duas instituições de solidariedade social, a Vida e Norte e APT Feridas que, com o valor da venda desses dorsais, vão angariar fundos para as suas atividades.
Para a Câmara Municipal de Matosinhos, um dos municípios envolvidos no evento, “é importantíssimo este exemplo de fairplay, ser uma prova em que Matosinhos dá o seu contributo”. Vasco Pinho afirma que esta é uma prova exemplo a nível do desporto e do desportivismo, com os três municípios de mão dada que acolhem os turistas e lhes proporcionam uma experiência ímpar.
Joma lança sapatilhas exclusivas para a Maratona do Porto
A marca desportiva Joma criou umas sapatilhas especiais para a Maratona do Porto 2019. Pela primeira em Portugal, foram desenhadas umas sapatilhas exclusivas para uma maratona e que podem ser adquiridas por todos os participantes inscritos no evento.
Concretamente trata-se do modelo Storm Vipper, que poderá ser comprado através do site do evento por um preço especial de 30€.
Comentar