Assaltaram a caixa das esmolas das Alminhas da Ponte

Alminhas da Ponte

Partilhe:

Translate

Já nem as Alminhas da Ponte escapam à vaga de assaltos ocorridos em Leça da Palmeira


As Alminhas da Ponte, um símbolo histórico e religioso de Leça da Palmeira, situado na rua Pinto de Araújo, foi alvo de um roubo. O alerta surgiu hoje, quando um zelador que se dirigiu ao local para a habitual limpeza semanal descobriu que a pequena porta de metal que protegia a caixa das esmolas tinha sido arrombada e o dinheiro roubado.

Responsáveis pela conservação e manutenção das Alminhas da Ponte, a Real Confraria das Almas de Leça da Palmeira expressou tristeza e preocupação com o incidente. Os valores angariados, não sendo avultados, e destinam-se à celebração de missas em sufrágio das almas do purgatório, bem como à manutenção e preservação deste espaço de culto e de património histórico.

Caixa das esmolas - Alminhas da Ponte
Caixa das esmolas – Alminhas da Ponte

As últimas intervenções de restauro nestas Alminhas ocorreram em 2015 e 2020, conduzidas pelo Arquiteto Manuel José Carneiro, com o apoio financeiro da Junta de Freguesia. Estes esforços visaram manter e preservar este importante património cultural e religioso de Leça da Palmeira, datado do séc. XVII.

Se não conhece o motivo da construção deste espaço religioso e patrimonial, sugerimos que veja o vídeo do historiador Joel Cleto “Mistérios de Leça da Palmeira“. Clique aqui para assistir



Partilhe: