Translate
No Dia Mundial do Animal, que se assinala amanhã, a Câmara Municipal de Matosinhos dá a conhecer a nova estratégia para os animais de estimação.
A apresentação terá lugar amanhã, dia 4, pelas 10h30, no Parque Basílio Teles, e estará a cargo do Vereador da Educação e do Ambiente da Autarquia, António Correia Pinto.
Uma das novidades é a alteração da designação do Centro de Recolha Oficial de Animais do Município, que passará a chamar-se Causa Animal. O espaço físico de acolhimento dos animais será remodelado, entre outras mudanças que serão anunciadas amanhã.
Na sessão serão também assinados protocolos de cooperação com os centros de atendimento médico-veterinários no âmbito da prestação de cuidados médicos veterinários aos animais adotados.
As comemorações do Dia Mundial do Animal no Parque Basílio Teles contarão com a participação dos alunos de escolas do Concelho que ali poderão contactar com alguns dos animais disponíveis para adoção.
“Esta reestruturação permite-nos criar uma bandeira distintiva para Matosinhos na relação com os animais domésticos, envolver os munícipes e fomentar as boas práticas. Queremos que a população conheça os serviços de apoio que disponibilizamos, que visite as instalações da Causa Animal, que se envolva e que aceda facilmente à informação. A par de tudo, pretendemos incentivar a adoção consciente dos nossos animais errantes. Trabalhar agora para que, num futuro próximo, sejam cada vez menos.”, explica Luisa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
A nova imagem da Causa Animal pode ser encontrada, a partir de amanhã, nos principais suportes de comunicação e nas redes sociais, através da página de Facebook Causa Animal. Fará parte, brevemente, de ações de sensibilização, de campanhas e do contacto diário com os munícipes.
Caso todos esses projetos se concretizem mesmo, nomeadamente o Parque das Matilhas, julgo que a Câmara Municipal de Matosinhos seja um exemplo de boa gestão da Causa Animal. Muitos parabéns pelas vossas ideias. Resta agora implementa-las.
Uma vez que o dia 4 de Outubro é dedicado aos animais de estimação,sugiro então que recolham os cãezinhos abandonados que se encontram nas mediações da loja dos chineses em frente ao Leroy Merlin em Leça da Palmeira.