CEiiA é o vencedor do New European Bauhaus

CEIIA
Partilhe:

Translate

CEiiA uma referência na sustentabilidade

O CEiiA é o vencedor do New European Bauhaus na categoria de Produtos e Estilo de Vida com a plataforma de sustentabilidade AYR. A entrega do prémio decorreu ontem, em Bruxelas, pela Comissão Europeia e foi selecionado por um júri composto por 80 personalidades de vários setores e países da União Europeia que analisaram no total mais de 2. 000 projetos de toda a Europa.


A Comissão Europeia, através das Comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude – Mariya Gabriel e da Comissária para a Coesão e Reformas – Elisa Ferreira, acabou de anunciar que a plataforma AYR desenvolvida em Matosinhos venceu o Prémio de New European Bauhaus na categoria de produto e estilos de vida sustentáveis. Esta plataforma do CEiiA é um exemplo para a Europa na sustentabilidade, ao quantificar e valorizar as emissões evitadas permitindo o envolvimento do cidadão e comunidades na descarbonização das suas cidades.

Declarações

Amazon Prime

Comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude – Mariya Gabriel

“Ao criar pontes entre ciência e inovação e arte e cultura e ao adotar uma abordagem holística, o Novo Bauhaus Europeu desenvolverá soluções não só sustentáveis e inovadoras, mas também acessíveis e enriquecedoras para todos. Estes projetos vencedores incorporam este novo espírito do Novo Bauhaus Europeu”.

CEO do CEiiA – José Rui Felizardo

“O AYR é um dos projetos mais desafiantes e transformacionais da história do CEIIA. É um projeto pensado a partir das pessoas e em que a tecnologia é apenas o meio para que o cidadão possa participar de forma proactiva na descarbonização das cidades. É um projeto que envolve várias gerações, começando por aqueles que se sentam no banco da escola e com quem o CEiiA teve o privilégio de colaborar nos últimos dois anos. É um projeto concebido e testado em ambiente real, na nossa cidade de Matosinhos e que foi inspiracional para o desenvolvimento de produtos ciber-fisicos numa nova dimensão estética na mobilidade. 

Esta distinção do New European Bauhaus é para o CEiiA o reconhecimento de vários anos de trabalho no desenvolvimento de tecnologia em prol de cidades mais sustentáveis, inclusas e esteticamente apelativas” 

Presidente da Câmara de Matosinhos – Luísa Salgueiro

Começo por felicitar toda a equipa do CEiiA por esta importante vitória, é fruto do trabalho de excelência que tem vindo a desenvolver em Matosinhos e que nos enche de orgulho. Este prémio vem demonstrar que estamos a seguir o caminho certo rumo à descarbonização.

O reconhecimento da União Europeia sustenta a nossa ambição de transformar Matosinhos numa das primeiras cidades da Europa neutras em carbono, fazendo-o não só através da Mobilidade, mas também adotando medidas que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos e que promovam a sustentabilidade nas suas três dimensões: social, económica e ambiental.” 



Partilhe: