Matosinhos já tem Centro de Marcha e Corrida aberto à população

Centro de Marcha e Corrida
Partilhe:

Translate

Os Centros de Marcha e Corrida são locais acreditados para a prática orientada da atividade de marcha e corrida que resultam do Programa Nacional de Marcha e Corrida, lançado em 2009, através de uma parceria entre o Instituto do Desporto de Portugal, I.P., a Federação Portuguesa de Atletismo e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Com o objetivo de promover o desporto informal, a Junta da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões decidiu associar-se a este programa, em março de 2015, criando o Centro de Marcha e Corrida da União, sendo atualmente a única Junta de Freguesia do país a disponibilizar este serviço à população, possibilitando aos cerca de 80 utentes já inscritos o acesso à prática desportiva com o devido acompanhamento técnico credenciado durante os treinos.

Matosinhos X-Trail

Recentemente, o trabalho de voluntariado desenvolvido por este grupo de pessoas, durante a preparação do evento desportivo Xmas Trail, foi motivo de destaque, tendo este assumido um papel preponderante na limpeza dos trilhos, contribuindo decisivamente para a realização daquela prova desportiva que juntou mais de mil pessoas à volta do Rio Leça. Não obstante esta ação pontual e localizada, este grupo opera, complementarmente e em simultâneo aos seus treinos semanais, como uma equipa de «zeladores informais», alertando para problemas na via pública e ao longo das margens do Rio Leça, entre outras coisas, detetando a presença de agentes poluentes ou poluidores, removendo-os, demovendo-os ou denunciando-os, conforme o caso, numa tentativa de consciencialização geral da necessidade de adoção de comportamentos mais amigos do ambiente, que resulte a curto/médio prazo na devolução do Rio Leça às populações e que o transforme, novamente, em agente de fruição do seu lazer.

Os pontos de partida para a realização dos treinos são à terça-feira, pelas 19.00h, no Largo do Araújo, em Leça do Balio, à quinta-feira, pelas 19:00h, no Largo do Souto, em Custóias, e aos sábados, pelas 9.30h, junto à Piscina e Pavilhão Desportivo Municipal de Guifões.

O Centro de Marcha e Corrida da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões é dirigido a toda a população com idade igual ou superior a 15 anos. São permitidas crianças com idade inferior, desde que acompanhadas por um adulto. As inscrições podem ser feitas através do site http://pnmc.ipdj.pt/ e têm o custo de €10 euros anuais. Todos os inscritos têm direito a um seguro de saúde para a prática de desporto.

Mais informações:
E-mail: [email protected]
Tel.: 919896412 / 934648438

Centro de Marcha e Corrida Matosinhos


Partilhe:

Comentar