Agenda Concelho

Cervejeiros de Portugal vão à escola falar dos perigos do consumo de álcool

Cervejeiros de Portugal

Matosinhos
17 de outubro, às 15h00
Auditório da Escola Secundária Augusto Gomes

Os Cervejeiros de Portugal promovem no dia 17 de outubro, às 15h00, no Auditório da Escola Secundária Augusto Gomes, em Matosinhos, um encontro com influenciadores e jovens do ensino secundário.  O evento, integrado no projeto de responsabilidade social da associação, “Falar Claro”, vai contar com a presença do ator Tiago Teotónio Pereira e do humorista e youtuber Diogo Batáguas, que irão conversar com os estudantes sobre os perigos do consumo de bebidas alcoólicas por jovens menores de idade. A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.

“Apesar de o consumo de álcool entre os adolescentes, em Portugal, ter diminuído nos últimos anos, vários estudos revelam que o consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade é cada vez mais precoce. Os Cervejeiros de Portugal têm procurado desenvolver, de forma continuada, em parceria com a sociedade civil e as comunidades locais, ações e ferramentas que auxiliem professores e educadores a abordar esta questão e alertem os jovens para os malefícios do consumo precoce de bebidas alcoólicas”, explica o secretário-geral dos Cervejeiros de Portugal, Francisco Gírio.

Para seres curtido não tens de ter bebido

O encontro, subordinado ao mote “Para seres curtido não tens de ter bebido”, vai decorrer num formato informal e descontraído. “Sabemos que os influenciadores têm hoje uma grande capacidade de impactar e influenciar a tomada de decisões dos jovens, como tal consideramos esta parceria estratégica para chegar a este público alvo  e potenciar os efeitos de ações de sensibilização como esta”, sublinha Francisco Gírio.

Na condição de representantes do setor cervejeiro nacional, os Cervejeiros de Portugal têm assumido um forte compromisso com as questões de responsabilidade social que passa pela promoção, de forma permanente, do consumo moderado de bebidas alcoólicas e do não consumo por menores de idade. A associação é um dos membros fundadores do Fórum Nacional do Álcool e Saúde (FNAS), uma plataforma liderada pelo SICAD/ Ministério da Saúde, que reúne um conjunto alargado de representantes da sociedade civil que se comprometeram a desenvolver ações relevantes nesta área.

  Este fim-de-semana a cultura está em festa em Matosinhos

Através do projeto “Falar Claro”, dirigido a escolas e famílias, e desenhado em parceria com a Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) e a Associação Nacional de Professores (ANP), os Cervejeiros de Portugal têm assumido um papel ativo na educação dos jovens menores de idade, no que respeita aos perigos associados ao consumo precoce de bebidas alcoólicas. “É fundamental a aposta em programas educacionais dirigidos aos menores e às famílias que permitam combater o consumo ilegal de bebidas alcoólicas por menores”, destaca.

Falar Claro

Numa primeira fase do projeto, os Cervejeiros de Portugal editaram o manual “Falar Claro”, da autoria do psiquiatra de infância e adolescência, António Lorena Trigueiros, distribuído a professores, educadores e técnicos que atuam na área, que visou ser uma ferramenta para ajudar os pais a abordar a questão do consumo de álcool  junto dos filhos.

Já este ano, foi lançado um vídeo pedagógico de animação que, através de uma linguagem simples e imediata, procura  alertar os menores de idade para as implicações do consumo excessivo e extemporâneo de bebidas alcoólicas e desmistificar os principais mitos associados a este consumo.

  Brinquedos com realidade aumentada chegam à Lego Fun Factory de Matosinhos

Depois de Matosinhos, os Cervejeiros de Portugal pretendem, a breve prazo, levar o “Falar Claro” ao centro e sul do país, também em parceria com autarquias ou outras entidades que permitam criar sinergias que potenciem os resultados do projeto.

PROGRAMA

14H45 |Sessão de boas vindas
15h00 | Passagem do vídeo “Falar Claro”
15h05 | Sessão “Para seres curtido não tens de ter bebido”
              Oradores:  Tiago Teotónio Pereira e Diogo Batáguas
16h30| Interação com os jovens
17h00| Encerramento


Sobre os Cervejeiros de Portugal:

Com mais de 30 anos, a APCV – Cervejeiros de Portugal é uma Associação de setor, sem fins lucrativos, que representa as empresas que, em território nacional, exerçam a indústria da produção e/ou enchimento de cerveja. Os Cervejeiros de Portugal têm como principais objetivos ser a voz da Indústria Cervejeira Nacional em Portugal, junto da União Europeia e de organizações internacionais e apoiar política e legislativamente o setor em todas as suas vertentes, incrementar e fortalecer a produção sustentada de cerveja, garantir à Indústria Cervejeira Portuguesa o direito de ser competitiva e inovadora e promover a responsabilidade do setor em relação ao Ambiente, Segurança Alimentar, Saúde & Nutrição e Comunicação Comercial.

Sending
User Review
( votes)

Comentar