Noticias

Concreta regressa à Exponor de 21 a 24 de novembro

Concreta regressa a Matosinhos de 21 a 24 de novembro

A Exponor recebe a partir desta quinta-feira e até dia 24 de novembro de 2019, em Matosinhos, a 29ª edição da Concreta – Feira de Construção, Reabilitação, Arquitetura e Design, que reúne um total de 400 empresas, distribuídas por uma área de exposição de 23.000 metros quadrados (m2). Carla Maia, responsável Operacional da Área de Marketing da Exponor, destaca o aumento de mais de 30% de expositores em relação à edição anterior, em 2017 (a feira tem realização bienal), que juntou 300 expositores.

As empresas presentes representam várias áreas do setor, mas a responsável sublinha “a especial representatividade por parte da arquitetura, engenharia, construção e design”. Cerca de 20% dos expositores presentes são estrangeiros, de países como Espanha, Turquia, Ucrânia, Rússia, Roménia, França, Itália e Alemanha.

A Concreta espera receber nos quatro dias do evento cerca de 35 mil visitantes nacionais e internacionais, com destaque para o esperado “aumento do número de estrangeiros vindos de Marrocos, Turquia, Espanha, Kosovo, França e Bélgica”, segundo Carla Maia.

Concreta:
Agenda paralela recheada de eventos

De acordo com a organização, a Concreta conta com uma agenda paralela de ações – conferências, exposições, debates e momentos de networking – que convocam à discussão do setor e apresentam soluções inovadoras, versando a tecnologia e a urgência da sustentabilidade, face aos desafios e necessidades do mercado.

Destaca-se esta quinta-feira, às 18h00, a conferência do arquiteto Francis Kéré, vencedor do prémio Aga Khan de Arquitetura, em 2004. É um dos grandes nomes da arquitetura contemporânea, pelo compromisso com materiais e processos de construção sustentáveis.

Outro ponto da agenda é a exposição internacional Astral Bodies, do Enorme Studio by FINSA – WOW, que já passou por Milão, na Fuori Salone, e até Valência, em plena semana do design. “São nove meteoritos de diferentes dimensões, trabalhados em madeira, com as mais exuberantes cores, texturas e acabamentos, que convocam à exploração do território desconhecido dos corpos astrais ao mesmo tempo que remetem os visitantes para diferentes lugares e paisagens da Galiza”, destaca a responsável da marketing.

  Radares da PSP - Saiba onde vão estar no mês de Dezembro

A Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto irá apresentar uma construção em terra e taipa, reavivando uma tradição secular que privilegia materiais naturais, renováveis e reutilizáveis, enquanto o espaço Arquitetura 4.0 dará a conhecer desenvolvimentos práticos em áreas inovadoras como a fabricação digital, construção robótica, impressão 3D ou realidade virtual.

Destaque ainda para a 2ª edição do Prémio Concreta Under 40 by CIN, que premeia o trabalho criativo e o pensamento disruptivo de jovens arquitetos portugueses. “Este prémio está alinhado com o novo conceito da Concreta que pretende apostar na criatividade, na inovação e na arte como motores de criação de pontes de contacto entre os profissionais do setor”, conclui Carla Maia.

Sending
User Review
( votes)

Comentar