Noticias

Conferência Logística&Transportes Hoje debate ‘smart miles’

Conferência Logística&Transportes Hoje debate smart miles

Conferência Logística&Transportes Hoje debate smart miles: desde a otimização à eficiência, do e-commerce à sustentabilidade em todas as milhas.

A próxima edição da Conferência Logística&Transportes Hoje procura abordar todas as fases do processo de transporte e a sua otimização, da primeira à última milha. “Smart Miles” é o grande tema desta edição, organizada pela IFE by Abilways e pela revista que dá nome ao evento, que se realiza a 5 de dezembro na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto. No mesmo dia, serão entregues os Prémios Logística&Transportes Hoje.

O evento começa com uma visão geral do mercado nacional e vai abordar em detalhe a otimização de processos, a segurança, a eficiência, o transporte colaborativo, a sustentabilidade, a tecnologia, a digitalização e os desafios do e-commerce. Ao nível das plataformas logísticas, serão analisadas soluções inteligentes e conectadas, o desafio das exportações e a acessibilidade de portos, aeroportos e terminais, numa conferência que terá em foco a “First Mile”, a “Middle Mile” e a “Last Mile”.

Como otimizar a primeira milha é uns temas iniciais, com análise aos custos, gestão de combustíveis, segurança e qualidade. Já no que diz respeito à “middle mile”, o evento foca os desafios do transporte colaborativo, a melhor gestão de veículos e percursos e a redução do impacto ambiental. Sobre a última milha, será abordada a sua importância para operadores e consumidores num contexto de e-commerce, gestão de stocks, armazéns inteligentes e transportes alternativos, além da personalização e rapidez de entrega a um consumidor cada vez mais exigente.

Fundação Dr. António Cupertino de Miranda
Fundação Dr. António Cupertino de Miranda

Num contexto internacional cada vez ecológico, a sustentabilidade está em foco. Na categoria de milhas sustentáveis será analisada a redução dos impactos ambientais ao longo de todo o percurso, entre a primeira e a última milha, tal como a partilha, reciclagem e redução. A Economia Circular é outro dos temas do programa.

No universo da logística e do transporte, a Tecnologia é também um tema incontornável. Mais do que uma ferramenta, é uma solução ao nível de gestão de frotas, rentabilidade e redução de custos, sobretudo durante a viagem.

  Natal em Matosinhos: Programação para este fim de semana

Estes temas serão debatidos e analisados por oradores já confirmados das seguintes entidades: CTT, LPR, Nacex, Michael Page, Centro de Computação Gráfica, CEiiA, Sogrape Vinhos, Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, Sonae MC, APLOG, Luz Saúde, Luís Simões, LPR, Michael Page, CapGemini, Savills, entre outros.


Prémios Logística&Transportes Hoje 2019

Paralelamente à conferência, no dia 5 de dezembro vão ser entregues os Prémios Logística&Transportes Hoje, uma iniciativa que também parte da IFE by Abilways e da revista que dá nome aos prémios e ao evento. A entrega dos prémios, que têm como objetivo premiar anualmente empresas e pessoas que se destacam no setor, decorrerá no contexto da conferência, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

  • Melhor Transportador de Carga Aérea: UPS; DHL; Emirates Sky Cargo; TAP Cargo; Turkish Cargo; TNT Airways.
  • Melhor Transportador de Carga Marítima: ONE; Maersk; MSC; Garland; Portmar.
  • Melhor Transportador de Carga Rodoviária: Luís Simões; Santos e Vale; Torrestir; Transportes Paulo Duarte; Patinter; LASO.
  • Melhor Operador Logístico: Rangel; Luís Simões; ID Logistics; STEF; Logic.
  • Melhor Operador Expresso: CTT; Nacex; Chronopost; DHL; Rangel.
  • Melhor Veículo Comercial Ligeiro: Dacia; Fiat; Isuzu; MAN; Mitsubishi; Renault.
  • Melhor Veículo Pesado de Mercadorias: Scania; Mercedes-benz; DAF; Isuzu.
  • Prémio Carreira: A atribuir a personalidade de relevo do setor da logística e transportes em Portugal (votada, em exclusivo, pelo Conselho Editorial da Logística&Transportes Hoje).
Sending
User Review
( votes)

Comentar