Restauração Úteis

Conheça os hábitos dos portugueses nos restaurantes em 2019

kob-by-olivier

TheFork revela os hábitos dos utilizadores nos restaurantes de Portugal.

  •  
    4
    Shares
  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O TheFork revela um estudo*, referente ao ano de 2019, que analisa o comportamento do consumidor nos restaurantes de Portugal, desde o orçamento e os restaurantes de eleição até às preferências quanto a refeições sozinho, em grupo, ao almoço ou jantar.

Em 2019, as reservas de restaurantes online estão a tornar-se cada vez mais populares, como prova o crescimento de dois dígitos deste ano do TheFork, a principal plataforma de reservas online de restaurantes do TripAdvisor, que alcança 30,5 milhões de visitas mensais.

Experiência gastronómica lidera fatores de decisão na seleção do restaurante:

Relativamente aos principais critérios utilizados pelos consumidores na seleção do restaurante, a experiência gastronómica continua a corresponder ao fator mais importante (71%), mas o ambiente (41%), a localização e serviços (40%) também são decisivos. Os consumidores procuram um ambiente e experiência únicas sendo que para os utilizadores os restaurantes não devem ser apenas um local para refeição, mas uma experiência de entretenimento fora de casa. A popularidade é apenas um fator determinante para 2%. **

Com mais de 2.700 restaurantes parceiros em Portugal, o TheFork oferece uma seleção de restaurantes para todos os gostos, e alguns com ofertas de até 50%. No entanto, o estudo revela que apenas metade dos utilizadores reservam um restaurante com base no desconto.

Seja o restaurante do momento ou com estrela Michelin, o estudo indica que 28% das reservas são feitas num dos estabelecimentos da categoria INSIDER que oferece um seleção de restaurantes com base em avaliações de guias, utilizadores do TheFork e a apreciação de especialistas.

Sábado é o dia de semana mais reservado nos restaurantes:

Tanto em Portugal, como na Europa, sábado é o dia da semana que inclui a maioria das reservas (23%), seguido de sexta-feira (19%) e quinta-feira (14%). O jantar é mais popular do que o almoço com 69% das reservas. Em média, os consumidores portugueses fazem a sua reserva com 6 horas de antecedência ainda que 21% dos utilizadores efetuem reservas a menos de 1 hora da refeição.

Hamburgueria da Praia

Smartphone como método preferido para reservar um restaurante:

O smartphone está a tornar-se cada vez mais popular para reservar online, já que 62% das reservas são feitas através desse canal de acordo com os utilizadores do TheFork.

Mais de metade das reservas são para duas pessoas:

O estudo do TheFork apurou que mais de metade das reservas (54%) são para duas pessoas e 28% para três a quatro pessoas. Apenas 3% dos portugueses reservam mesa para uma pessoa.

Em 2019, o orçamento médio para consumo num restaurante, em Portugal, corresponde a 20€ por pessoa.

Os três tipos de cozinha mais procurados pelos utilizadores portugueses incluem os restaurantes tradicionais portugueses, seguidos pelos restaurantes japoneses e internacionais.

Em Leça, Restaurante Ammar

Avaliações e Comentários:

Para fazer as suas escolhas, os utilizadores do TheFork podem aceder às avaliações enviadas por uma comunidade ativa de milhões de apreciadores gastronómicos. Apenas os utilizadores que experienciaram determinado restaurante têm a oportunidade de classificá-lo. De acordo com o estudo do TheFork, 45% dos utilizadores submetem uma avaliação e 23% escrevem comentários após a experiência no restaurante.

O Top 10 dos restaurantes mais reservados no TheFork em 2019, em Portugal, incluem as cidades de Lisboa (8), Porto (1) e Funchal (1), nomeadamente:

  1. Laurentina – O Rei do Bacalhau (Lisboa);
  2. Palácio Chiado (Lisboa);
  3. Bistro 100 Maneiras do Chef Ljubomir Stanisic (Lisboa)
  4. SEEN (Lisboa);
  5. Contrabando Restaurante e Bar (Lisboa);
  6. DesNorte (Lisboa);
  7. Yakuza First Floor do Chef Olivier (Lisboa);
  8. Frade Dos Mares (Lisboa);
  9. Cafeína (Porto);
  10. Il Vivaldi – Mediterranean Cuisine (Funchal).

* Fonte: Data TheFork, com base em reservas de 2019.

** Fontes: pesquisa da Euromonitor realizada em novembro de 2018 com 355 participantes em mais de 58 países, Estratégia e Análise da PwC.

Sending
User Review
0 (0 votes)
  •  
    4
    Shares
  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

1 comentário

  • Se um dia viajar ao meu país que me explorou nas antigas colônias já não a devo conhecer e foi preciso vender Portugal com 12 colônias e ser o que é hoje. Mario Soares deve estar nos quintos do inferno por motivo da minha pessoa e outros querê colocar na boca do tubarão. Não sei explicar o motivo de viver fora do país e já tentei viver aí mas acho que não dá para viver.Mui respeitosamente saúdo a Câmara de Matosinho