Quer Praticar Desporto? Saiba o que Matosinhos tem para oferecer

Campeonato Ibérico de Vela
Partilhe:

Translate


Matosinhos tem para oferecer a suprema delícia de um lazer que oscila entre a terra e o mar, num culto de saúde física e psíquica, qual tempero, pelo descanso, pela observação, pela esfuziante alegria da prática desportiva, da personalidade de quem o pratica em cenários de rara beleza.

Em Matosinhos são muitos os equipamentos, complexos e espaços naturais para a prática desportiva. As modalidades variam entre o futebol, futsal, atletismo, andebol, basquetebol, vela, surf, windusurf, hipismo, natação, entre muitas outras. O difícil é mesmo escolher…

Não será por falta de espaços ou ofertas que ficará sem aprender ou praticar uma atividade desportiva em Matosinhos.

Praticar desporto em Matosinhos

A nossa sugestão é para que caminhe, faça desporto e aproveite as condições naturais que Matosinhos tem para lhe oferecer. Percorra o património cultural e edificado da freguesia. Abaixo apresentamos-lhe duas sugestões de Percursos Pedestres, em Leça da Palmeira, que provavelmente lhe levarão a descobrir aspectos da nossa freguesia que talvez desconheça.

Percurso pedestre “Leça terra e mar” (aprox. 10Km)
Percurso pedestre «Património Religioso de Leça» (aprox. 12,5Km)

Neste artigo vamos apresentar algumas sugestões de locais onde é possível praticar desporto, com especial incidência sobre as ofertas de Leça da Palmeira.

Ténis / Circuito de Manutenção

Na Quinta da Conceição, na fresca verdura das suas árvores seculares e bem tratados jardins, convive-se e fazem-se pic-nics, corre-se no circuito de manutenção, jogam-se animadas partidas de ténis nos seus abrigados campos, tomam-se banhos de sol e nada-se na piscina gizada por Siza Vieira.

Relacionado: Campo de Ténis de Santa Cruz do Bispo

Campo de Ténis Quinta da Conceição

Hipismo

Bem perto, no Centro Hípico de Leça da Palmeira, a elegância da arte de marialva assume lugar de relevo no campo do lazer, do social e da competição, cotando-se como um dos principais espaços do género na formação de jovens cavaleiros e de competições nacionais e internacionais.

Centro Hípico do Porto

Karting

Mais a norte, é a excitante aventura do karting na pista permanente do Cabo do Mundo e no indoor de Perafita, onde a adrenalina se solta a golpes de acelerador, de volante e em slides arrepiantes.

Kartodromo Cabo do Mundo-Matosinhos

Basquetebol, Voleibol

Autêntica catedral do desporto em Matosinhos, paredes meias com o Estádio do Mar, prefigura-se o Centro de Desportos e Congressos. Este polivalente e monumental equipamento está preparado para receber todos os eventos, particularmente desportivos, onde o Voleibol e o Basquetebol são os mais representados.

Centro de Congressos de Matosinhos

Surf, Windsurf, Bodyboard e Vela

Contudo, é nas praias e no mar que o lazer se confirma em Matosinhos. Em contornos de cor, animação e movimento jogam-se intermináveis partidas de voleibol, de futebol, corre-se no areal, nada-se na praia ou na Piscina das Marés, faz-se surf, Bodyboard, windsurf, ou pratica-se vela na frescura da nortada, diante da praia de Matosinhos e do Porto de Leixões. Se gosta de surf e pondera praticar, saiba que a praia de Leça da Palmeira é melhor praia da Europa para os iniciantes de surf.

Surf nas Atividades de Enriquecimento Curricular

Natação

Dispersas um pouco por todo o concelho, Matosinhos dispõe de nove piscinas municipais com funcionamento diário. Por serem descobertas, a Piscina das Marés e da Quinta da Conceição só funcionam durante a época balnear.

As piscinas destinam-se, fundamentalmente, ao ensino e prática da Natação, sendo um dos objetivos a formação desportivo – motora aquática.

As Escolas de Natação desenvolvem-se a vários níveis, adultos, bebés e crianças, com objetivos distintos mas integrados num processo de aprendizagem.

Piscina de Guifões - Matosinhos

Atletismo, Futebol

A Zona Desportiva de Leça da Palmeira, ou Complexo Desportivo da Bataria é composta por um Pavilhão Municipal, por uma Pista de Atletismo (Tartan / 6 Corredores) e Campos de Jogos. Vala de Obstáculo, Salto em Altura, Salto em Comprimento, Salto à Vara e Triplo Salto são algumas das opções para quem gosta de atletismo.

Estas instalações são disponibilizadas a diversas instituições e entidades privadas, mediante solicitação e verificação / reserva de horário, de acordo com o regulamento e a tabela de preços em vigor.

Complexo da Bataria

Futsal

Em quase todos os pavilhões do concelho pode praticar-se esta modalidade, à excepção de Perafita, Lavra e S. Mamede de Infesta que não dispõem de Pavilhão Municipal.

Matosinhos é, desde há muitos anos, uma referência nacional nesta modalidade. Muito se deve à AR Freixieiro que chegou inclusive a sagrar-se campeão nacional em 2001. Um feito verdadeiramente inédito.

Recentemente, o Leça e Leixões também criaram esta modalidade. Ambas as equipas militam na 1.ª Divisão Distrital e possuem diferentes escalões de formação. Atualmente são líderes das respectivas Séries.

AR Freixieiro

Percursos Pedestres

A Casa dos Trilhos Vale do Leça é um projeto da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, inaugurada em dezembro de 2018.

Este projeto consiste no planeamento e elaboração de percursos pedestres, com vista a sensibilizar a comunidade para a importância da valorização e preservação do património natural e histórico do vale do Rio Leça promovendo ao mesmo tempo o exercício físico e o contacto com a natureza.

No seguimento da Casa dos Trilhos Vale do Leça, será criada e mantida uma rede de percursos de trilhos, homologados e desenhados para assegurar vários níveis de dificuldade. Estes percursos vão ter uma manutenção e identificação permanente, que vai permitir o uso dos mesmos em qualquer altura do ano.

Trilhos Vale do Leça (TVL)

Se tem outras sugestões desportivas, no concelho de Matosinhos, que queira partilhar connosco, faça-nos chegar essa informação através do nosso email: [email protected] 



Partilhe:

Comentar