Translate
Durante 12 horas, os Bombeiros de Leixões, em Matosinhos, estiveram sem água para abastecer os autotanques de combate a incêndios, devido a um erro de uma equipa da Indaqua, empresa de águas que realizava a manutenção de uma conduta.
O incidente, que aconteceu cerca das 10h00 de sexta-feira, ficou resolvido pelas 22h00. O caso indignou toda a corporação, que deu pela falta de água quando se preparava para abastecer um veículo, que regressava de uma manutenção.
“De manhã, uma equipa da Indaqua veio fazer uma intervenção no contador e a intenção deles era cortar a água que serve um jardim público mas, por lapso, cortaram a nossa água de emergência para fogos“, contou Pedro Tabuada, comandante da corporação, que lamenta o caso, e que acrescenta que a água dos serviços internos não foi afetada pelo corte.
Após contactar a Junta de Freguesia e a Câmara, a corporação viu o caso ser resolvido, mas só 12 horas depois.
“Felizmente não houve a necessidade de dar uso aos autoanques na sexta-feira, mas, caso contrário, não sei como faríamos. Podíamos ir a uma das bocas de incêndio da cidade abastecer mas retirar de lá 17 mil litros iria causar transtornos“, afirmou Pedro Tabuada.
Desde o primeiro momento que ficou sem água, a corporação acreditou-se tratar-se de um lapso.
“Estamos a falar de uma situação muito grave, acho que só por lapso é que alguém cortaria a água aos bombeiros. Não existe nenhuma dívida porque esta água não é cobrada, é pública, portanto pensámos logo em alguma confusão burocrática“, concluiu o comandante da corporação.
In CM
Comentar