“Eu e a Minha Reforma”: inscrições abertas para novas sessões em Matosinhos

Idosos - Reforma

Partilhe:

Translate

Estão abertas as inscrições para os Laboratórios de Literacia Financeira do projeto “Eu e a Minha Reforma”, que regressa a Matosinhos, em setembro. As sessões online dedicadas a maiores de 55 anos são gratuitas e ajudam a compreender melhor questões relacionadas com poupanças, bancos, seguros e precaução contra a fraude.


Promover a literacia financeira e digital entre a população com 55 ou mais anos é o grande objetivo do “Eu e a Minha Reforma”, desenvolvido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos. Deste programa fazem parte os Laboratórios de Literacia Financeira, um conjunto de sessões online onde, numa linguagem simples, são explicados os temas financeiros que mais impactam a vida da população desta faixa etária.

Cada Laboratório de Literacia Financeira tem 11 sessões de 1h30 realizadas com diferentes periodicidades, ao longo da semana, de acordo com o grupo escolhido pelos participantes. Matosinhos vai contar, a partir de setembro, com quatro novos Laboratórios em que os maiores de 55 anos podem, desde já, inscrever-se através dos seguintes formulários online:

  • 26.º Grupo – 16 de setembro a 21 de outubro, às 4.as e 5.as, das 14h30 às 16h00: Formulário
  • 27.º Grupo – 1 de setembro a 14 de setembro, dias úteis, das 10h00 às 11h30: Formulário
  • 29.º Grupo –16 de setembro a 26 de outubro, às 3.as e 5.as, das 10h00 às 11h30: Formulário

“Cerca de 22% da população portuguesa tem 65 ou mais anos. Sabemos que, nesta faixa etária, os conhecimentos financeiros e digitais são mais débeis, o que leva a situações complexas de pobreza ou exclusão social. A nossa missão passa por inverter esse contexto, capacitando os seniores para a gestão cuidada das suas reformas e alertando-os para situações de fraude, às quais estão mais vulneráveis. Abordamos ainda temas como os cartões de crédito e débito, os serviços financeiros digitais ou o sobre-endividamento”, explica Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

Eu e a Minha Reforma

O “Eu e a Minha Reforma” conta já com 24 edições dos Laboratórios de Literacia Financeira e com mais de 560 participantes. “Posso dizer que passei a olhar de forma diferente para o meu rendimento, tendo em conta o meu orçamento”, refere Irene Moreira, que integrou um dos Grupos do programa. Já Maria Arminda Queirós, também ex-participante, destaca a importância da partilha conseguida pelo “Eu e a Minha Reforma”: “Foi uma honra ter participado e sentir a generosidade da partilha de conhecimentos, a preocupação em ajudar a melhorar a vida a nível financeiro e a ensinar a proteger-nos de problemas a este nível”.

O projeto “Eu e a Minha Reforma” é cofinanciado pelo programa Portugal Inovação Social, através do Fundo Social Europeu, e prevê alcançar 1.200 participantes até 2022. Criado pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda é desenvolvido em parceria com o município de Matosinhos e ainda com as autarquias da Maia, Porto, Santo Tirso, Valongo e Vila Nova de Gaia.

Para mais informações sobre o projeto “Eu a Minha Reforma”, deve ser contactada a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda através do telefone 226 101 189 ou do e-mail [email protected].



Partilhe: