“Eu e a Minha Reforma”: sessões já chegaram a 700 participantes

“Eu e a Minha Reforma”: sessões de literacia financeira

Partilhe:

Translate

Só em setembro, iniciaram-se mais seis edições dos Laboratórios de Literacia Financeira do projeto “Eu e a Minha Reforma”. As sessões online que ainda decorrem têm como objetivo aumentar os conhecimentos das pessoas com mais de 55 anos em questões do dia a dia ligadas às finanças e aos meios digitais.


Projeto decorre em Matosinhos e outros cinco concelhos

Há um ano que o projeto “Eu e a Minha Reforma” começou a ser implementado em seis concelhos do Grande Porto, tendo já alcançado 700 participantes. Em Matosinhos, a parceria entre a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e a Câmara Municipal já levou dezenas de matosinhenses a participar em Laboratórios de Literacia Financeira, um conjunto de sessões online abertas a pessoas com mais de 55 anos.

Em setembro, seis novos grupos iniciaram a sua participação neste projeto. Através de explicações simples e da partilha de experiências quotidianas, as sessões estão a proporcionar respostas práticas a questões como a elaboração de um orçamento familiar, a utilização de serviços mínimos bancários e a realização de operações bancárias através de meios digitais. O crédito responsável, as fraudes mais comuns ou os direitos e deveres dos consumidores são outras das muitas temáticas abordadas ao longo de 11 sessões.

“Não temos dúvidas de que o bem-estar de cada um de nós depende também do bem-estar financeiro. Por isso, explicamos aos nossos participantes como pequenas mudanças no seu dia a dia  (como a criação de um orçamento familiar) podem trazer grandes melhorias na sua qualidade de vida. Acima de tudo, queremos que tenham ao dispor informação isenta e fiável para poderem tomar as melhores opções financeiras”, explica Inês Abreu, Administradora Executiva da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

Eu e a Minha Reforma

Os Laboratórios de Literacia Financeira iniciados em setembro mantêm-se até ao final de outubro, prevendo-se para breve o lançamento de novas edições, tanto em Matosinhos, como nos municípios da Maia, Porto, Santo Tirso, Valongo e Vila Nova de Gaia.

O “Eu e a Minha Reforma” é apoiado pela Portugal Inovação Social, através do Fundo Social Europeu. Para mais informações sobre o projeto “Eu a Minha Reforma”, deve ser contactada a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda através do telefone 226 101 189 ou do e-mail [email protected].



Partilhe: