Translate
Agitação marítima associada à depressão Kristin provoca danos no paredão antigo em Matosinhos, sem comprometer a segurança da navegação.
A forte agitação marítima registada na passada sexta-feira, associada à depressão Kristin, causou danos no quebra-mar exterior norte do Porto de Leixões, em Matosinhos, abrindo uma brecha com cerca de sete a oito metros na estrutura mais antiga do paredão.
De acordo com informações avançadas pelo Correio da Manhã e confirmadas em comunicado divulgado pela agência Lusa, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) reconheceu que o mau tempo provocou “danos no muro-cortina do quebra-mar exterior norte (parte antiga)”. Apesar da falha estrutural, a autoridade portuária sublinha que, até ao momento, a ocorrência não compromete as condições de segurança da barra de Leixões, mantendo-se a navegação em plena normalidade.

A brecha terá sido identificada inicialmente por surfistas locais e confirmada através das câmaras da SurfTotal, que mostram de forma clara a falha numa zona particularmente exposta à ondulação intensa registada nos últimos dias. A costa norte do país tem sido afetada por um período prolongado de mar muito energético, com ondulação forte e persistente, fatores que poderão estar na origem deste colapso parcial.
O paredão de Matosinhos é, há vários anos, motivo de preocupação devido ao impacto continuado da agitação marítima e às alterações na dinâmica costeira da zona. Face à ocorrência, a APDL informou ainda que já está prevista uma intervenção provisória para a resolução do problema, a qual será executada assim que as condições do mar o permitirem, garantindo a segurança da infraestrutura e a normalidade das operações portuárias.


