“Marca Estrela” 2022: Matosinhos em destaque na Região do Norte

Terminal Cruzeiros Leixões

Marktest

Partilhe:

Translate

Albufeira, Arouca, Braga, Castro Marim, Covilhã, Idanha-a-Nova, Machico, Matosinhos, Santarém, São Roque Pico, Seixal, Setúbal, Vila Nova de Gaia e Vila Real são as “Marcas Estrela” de 2022.

Para além das distinções atribuídas ao pódio de cada região, a Bloom Consulting distingue também a “Marca Estrela” nacional, de cada uma das 3 Dimensões e das 7 regiões de Portugal. Nesta edição surge pela primeira vez a Marca Estrela dos rankings de municípios com menos de 50, 25 e 10 mil habitantes. Como explica Filipe Roquette, Diretor Geral da Bloom Consulting em Portugal, “esta distinção não é atribuída necessariamente aos municípios que mais lugares subiram na tabela, mas sim àqueles que conseguiram através de excelentes resultados destacar-se e alcançar posições importantes nas respetivas regiões ou dimensões do ranking”.

Matosinhos sobe quatro posições no ranking da Região do Norte

No Top 25 Nacional Matosinhos consegue manter a sua posição e na dimensão do Negócio consegue marcar esta edição com uma subida de posição (+4), ficando na15ª posição. Na categoria Visitar Matosinhos assume a 12º posição. No ranking regional do Norte Matosinhos volta ao 4º lugar regional nesta edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©.

Marca Estrela Nacional: Setúbal

Setúbal é um dos grandes destaques desta edição, conseguindo não só ascender ao 4º lugar na região, mas também chegar novamente ao Top 10 do ranking nacional, com uma escalada de 4 posições para o 9º lugar e repetindo a sua melhor classificação, alcançada em 2019. Entra ainda, pela primeira vez, no Top 10 nacional da dimensão Viver, destacando-se no ranking da região de Lisboa como 3º classificado nesta dimensão.

Marca Estrela Negócios: Braga 

No Top 25 Nacional e na dimensão de Negócios Braga sobe 2 posições, voltando a aproximar-se do pódio nacional desta categoria e sendo a 4º marca com melhor desempenho entre os 308 municípios portugueses. Na dimensão Viver consegue subir 1 posição, sendo que apesar da descida na área de Visitar, se mantém no Top 15 nacional.

Marca Estrela Visitar: Albufeira

No top 25 Nacional Albufeira consegue subir um posto, fixando-se no 22º lugar. No ranking dos Negócios cai 5 posições mas, ainda assim, mantém-se no top 25 desta categoria. Pela primeira vez, desde a edição de 2015, Albufeira consegue entrar no pódio do ranking da categoria Visitar. Nesta edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© o Top 10 algarvio volta a apresentar-se na mesma ordem que na passada edição, com Albufeira em 3ª posição.

Marca Estrela Viver: Vila Nova de Gaia

No Top 25 Nacional Vila Nova de Gaia resiste no 6º lugar que ocupou na edição de 2021 e, à semelhança de outros municípios, consolida-se como as 7 marcas com melhor desempenho entre os 308 municípios portugueses. Nos Negócios Vila Nova de Gaia não conseguiu manter o ritmo de subida das passadas edições, ainda assim mantém-se no Top 25 desta categoria e Top 10 nacional de Visitar, no qual se estreou na edição anterior. Na categoria Viver, Vila Nova de Gaia, que desde a edição de 2018 estava fora do Top 10, consegue registar uma subida de 5 posições e está agora no 6º lugar. Nesta edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, o Ranking da Região Norte apresenta-se muito semelhante nas posições de topo, com Vila Nova de Gaia na 3ª posição.

Marca Estrela Lisboa: Seixal

Nesta edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© é o Seixal que recebe o selo “Marca Estrela” na Região de Lisboa. Uma distinção que é atribuída pelo bom desempenho do Município que, tendo registado a maior subida, surge destacado em 8º lugar deste ranking.

Marca Estrela Centro: Covilhã

Com a escalada de 3 lugares no ranking da região centro, a Covilhã fica a um posto do seu melhor resultado de sempre (6º lugar em 2015) e contraria a tendência de descida registada na passada edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©.

Marca Estrela Alentejo: Santarém

O Top 25 da dimensão Viver apresenta-se com alguns estreantes com subidas superiores a 10 posições: Santarém é um deles, destacando-se com uma subida de 11 posições. Santarém é a grande surpresa do ranking regional do Alentejo, conseguindo a distinção de Marca Estrela pela primeira alteração no pódio regional desde a primeira edição.

Marca Estrela Algarve: Castro Marim

Nesta edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, Castro Marim sobe 2 posições para alcançar o seu melhor resultado de sempre ao fixar-se no 11º lugar regional, sendo destacado como “Marca Estrela” da região do Algarve.

Marca Estrela Madeira: Machico

Machico é um dos grandes destaques no ranking regional da Madeira, que vê na dimensão Viver os seus melhores resultados. No ranking regional da Madeira, Machico volta ao Top 5 madeirense depois de 3 edições passadas na 6ª posição.

Marca Estrela Açores: São Roque do Pico

O ranking regional dos Açores não revela, este ano, grandes alterações. Ainda assim São Roque do Pico, que ocupava a 13ª posição na edição anterior do ranking, consegue subir duas posições na tabela, onde ocupa o 11º lugar.

Marca Estrela < 50 mil habitante: Vila Real

Nesta edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, Vila Real que consegue a sua melhor posição de sempre, entrando diretamente para o 9º lugar do Top 10 do Norte e conquistando o estatuto de “Marca Estrela” dos rankings de municípios com menos de 50 mil habitantes.

Marca Estrela < 25  mil habitante: Arouca

O estatuto de “Marca Estrela” dos rankings de municípios com menos de 25 mil habitantes pertence a Arouca, que se encontra entre os municípios do Top 30 regional que conseguiram não só cimentar-se no topo da tabela do Norte, como também marcar posição no ranking nacional.

Marca Estrela < 10  mil habitante: Idanha-a-Nova

Idanha-a-Nova, a “Marca Estrela” dos municípios com menos de 10 mil habitantes é atribuída a  Idanha-a-Nova que consegue o seu melhor resultado de sempre no Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© e entra, pela primeira vez, no Top 25 da Região Centro e no Top 100 Nacional.


Marktest


Partilhe: