Matosinhos a caminho do 5G

Matosinhos a caminho do 5G
Partilhe:

Translate


Matosinhos é primeira Zona Livre Tecnológica (ZLT)

A NOS junta-se ao projeto de Matosinhos como primeira Zona Livre Tecnológica (ZLT) em Portugal, numa parceria com a CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento. Será neste concelho da área metropolitana do Porto que serão testadas as soluções, pioneiras a nível nacional.

Hoje foi dado o primeiro passo para que Matosinhos teste soluções tecnológicas disruptivas e em ambiente real 5G. “WeShare by AYR” é o nome do primeiro piloto a ser testado na CEiiA, através dos seus colaboradores, que visa a adoção de opções de mobilidade sustentáveis (redução de emissões de CO2) com elevado impacto ambiental e social.

Luisa-Salgueiro-Presidente-da-CM-de-Matosinhos
Luisa Salgueiro Presidente da Câmara M. de Matosinhos

Esta iniciativa que, numa fase inicial, está circunscrita a colaboradores do CEiiA, ficará disponível, ainda durante o primeiro semestre de 2019, aos colaboradores da Câmara Municipal de Matosinhos e a outras entidades do concelho.

NOS integra a primeira zona livre tecnológica em Portugal

O conceito de ‘valorização de emissões evitadas’ está integrado na agenda de investigação e inovação do Laboratório Colaborativo Smart & Sustainable Living, título atribuído ao CEiiA pela FCT/ANI em 2018, da qual a NOS é parceira.

A apresentação do projeto teve lugar esta manhã, nas instalações do CEiiA, em Matosinhos e contou com as presenças de Jorge Graça, Administrador Executivo da NOS, José Rui Felizardo, CEO da CEiiA, Luisa Salgueiro, Presidente da CM de Matosinhos, e de José Mendes, Secretário de Estado adjunto e da Mobilidade. A cerimónia incluiu a colocação do primeiro selo de identificação da Zona Livre Tecnológica de Matosinhos.

Jorge-Graca-Administrador-Executivo-NOS
Jorge Graça Administrador Executivo NOS

A NOS acredita que o 5G vai ser catalisador na transformação da Indústria em Portugal e da vida dos Portugueses pelo que está empenhada em estar na liderança dos testes, e depois na implementação, das soluções que irão revelar as reais potenciais desta nova tecnologia. Com este propósito junta-se agora ao CEiiA e à Câmara Municipal de Matosinhos, neste projeto que é um primeiro passo nesse longo caminho.”, afirma Jorge Graça, Administrador da NOS.[su_spacer]

Para José Rui Felizardo, CEO do CEiiA, “a ZLT permitirá testar e validar o conceito AYR associado à quantificação, valorização e transação de créditos sobre emissões evitadas de CO2. Este projecto permitirá também à NOS testar aplicação da tecnologia 5G neste ambiente de negocio”.

Jose-Rui-Felizardo-CEO-CEiiA
José Rui Felizardo CEO CEiiA

Recorde-se que esta medida das Zonas Livres Tecnológicas (ZLT) está integrada no plano Startup Portugal – Estratégia Nacional para o Empreendedorismo, apresentado pelo governo em 2016).[su_spacer]

A forte expansão de cobertura e capacidade de rede que a NOS tem vindo a fazer, de forma consolidada, permite-lhe, já hoje, ter a sua rede preparada para o futuro e essa será a base onde a rede 5G e em concreto as aplicações e novos serviços estão a ser desenvolvidos. Estão em preparação novas aplicações na área da mobilidade, conetividade 5G/IoT, Smart Cities, entre outros.

Jose-Mendes-Secretario-de-Estado-Adjunto-e-da-Mobilidade
José Mendes Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade

A SABER…

O CEiiA

O CEiiA é um Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto que concebe, desenvolve e opera produtos e serviços nas indústrias de mobilidade, nomeadamente Automóvel e Mobilidade Urbana, Aeronáutica, Mar e Espaço, com presença em vários países da Europa e da América Latina.

O CEiiA é um dos 10 maiores investidores de I&D em Portugal. É atualmente uma referência internacional na área da mobilidade sustentável e reconhecido no mundo aeronáutico pelas suas competências em engenheira de estruturas.

Na mobilidade sustentável, o CEiiA é uma referência internacional, nomeadamente para a ONU, e desenvolve conceitos inovadores de mobilidade que envolvem novos devices, novos serviços de mobilidade e novos modelos de negócio mais sustentáveis para as cidades.[su_spacer]

ZLT Matosinhos

A ZLT de Matosinhos é um espaço delimitado geograficamente correspondente a uma área multifuncional, que inclui zonas residenciais, equipamentos e serviços públicos, comércio local, instituições de ensino e formação, entidades culturais e de lazer, espaços públicos e áreas de serviços/industriais. Reúne, assim, condições favoráveis ao teste de soluções com elevado impacto ambiental e social[su_spacer]

Project Piloto WeShare by AYR

A primeira iniciativa a testar na ZLT de Matosinhos é o projecto piloto WeShare by AYR, promovido pelo CEiiA. Pretende-se a experimentação e demonstração da plataforma ‘AYR’, que recompensa e valoriza os comportamentos sustentáveis e a redução das emissões poluentes. A solução está a ser utilizada pela comunidade de colaboradores do Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto.[su_spacer]



Partilhe:

1 comentário

  • Já ouço anunciar medidas para incentivar as pessoas a usarem meios de transporte mais amigos do ambiente há muitos anos…… será que agora é que vai ser? Já pretendi usar as bikes que estão na CEIA mas disseram que eram apenas para os funcionários que poe sua vez também não as usam.
    As poucas ciclovias de Matosinhos estão muitas vezes ocupadas pelos popós e não vejam qualquer actuação por parte da Câmara……por um lado fazem muitos planos amigos do ambiente mas na prática são muito lentos. Quero ver o exemplo dos governantes a andar de bike.

Comentar