Agenda

Matosinhos promove encontro internacional de instagramers

Into.The.Sea: Matosinhos promove encontro internacional de instagramers

“Into.The.Sea” / 18 a 20 de outubro / Matosinhos

A Câmara Municipal de Matosinhos convidou 12 dos mais destacados instagramers nacionais e internacionais para darem a conhecer aos seus milhares de seguidores o que de melhor Matosinhos tem para oferecer a quem nos visita.

Ao longo de três dias, 12 personalidades oriundas de países como Brasil, Dinamarca, Portugal, Espanha e Alemanha, irão percorrer os mais importantes pontos de interesse de Matosinhos, partilhando fotos e vídeos nos seus perfis de instagram.

Denominado “Into.The.Sea”, este instameet internacional insere-se na estratégia de promoção de Matosinhos enquanto destino turístico de experiências únicas.

Cada dia terá um itinerário próprio. Além dos restaurantes de peixe e de marisco, os instagramers terão a oportunidade de provar e de ver como são feitas as conservas típicas de Matosinhos.

O roteiro inclui visitas ao património histórico como a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, o Monumento ao Senhor do Padrão, o Forte de Nossa Senhora das Neves, o Farol da Boa Nova e o Obelisco da Memória, às esculturas da Anémona e das “Peixeiras” na marginal de Matosinhos, à Marina do Porto Atlântico,  mas também ao património arquitetónico contemporâneo como a Casa da Arquitetura, a Casa de Chá da Boa Nova, a Piscina das Marés, o Terminal de Cruzeiros de Leixões, as oficinas do Metro do Porto ou os Silos de Leixões.

  Este fim-de-semana a cultura está em festa em Matosinhos

Os instagramers convidados poderão ainda desfrutar das praias, experimentar uma aula de surf, visitar os passadiços percorridos pelos peregrinos a caminho de Santiago de Compostela, vivenciar o dia-a-dia das zonas piscatórias de Angeiras e de Matosinhos, e dos seus mercados municipais.


Quem são os 12 instagramers?

César Ovalle é o criativo de São Paulo e que no Brasil –  e resto do Mundo – é conhecido por Cesinha, inventor do hashtag #sayhitothewater — que o Instagram escolheu para a capa da sua revista número 1. O seu compatriota Alexandre Urch está na rede como @aurch, designer e experimentalista que desafia convenções e métodos, um autêntico laboratório. Konrad Langer é @konaction, o fotógrafo e guia que vem de Berlim, especialista a realçar a beleza estética da arquitetura existente – incluindo a humana – apresentando-nos uma outra dimensão da realidade. @msubirats é o nome artístico de Miguel Ferrer, o catalão de Barcelona que se assume como o “notário de uma era”. Christina é @cirkeline, oriunda da Dinamarca. O arquiteto Alex Coelho Lima (@alexcoelholima), o urban sketcher premiado Hugo Costa (@yolahugo), a designer gráfica Rita Cordeiro (@ritacordeiro) e a ‘mãe’ do instagram em Portugal, Gabriela Mateus (@gmateus), são os criativos nacionais convidados.

  Brinquedos com realidade aumentada chegam à Lego Fun Factory de Matosinhos

A complementar o lote de participantes, os organizadores e ‘curadores’ do evento, o designer João Bernardino (@joao.bernardino) e os jornalistas Luís Octávio Costa (@kitato) e Rui Barbosa Batista (@_bornfreee_).

No total, estes 12 instagramers somam atualmente quase 1,5 milhões de seguidores.


Programa geral (sujeito a alterações):

SEXTA-FEIRA, 18 de outubro

10h00-11h00 – Conservas Portugal Norte
11h30-13h00 – Casa da Arquitectura
15h00 – Docapesca
16h30 – Casa de Chá e Farol de Leça

SÁBADO, 19 de outubro

08h00 – Ceroulada (opcional) – no Mercado de Matosinhos
10h00 – Terminal de Cruzeiros de Leixões
13h00 – Almoço no Mercado de Matosinhos
15h00 – Angeiras (zona piscatória, restaurantes e Mercado de Angeiras)
17h00 – Experiência Surf na Praia de Matosinhos

DOMINGO, 20 de outubro

07h00 – Ceroulada (opcional) – na envolvente do Porto de Leixões
10h00 – Visita aos Silos de Leixões
11h30 – Visita ao PMO PCC da Metro do Porto – Guifões

Sending
User Review
1 (1 vote)

Comentar