ConcelhoCovid-19

MatosinhosHabit estabelece parceria na área da saúde mental

MatosinhosHabit estabelece parceria na área da saúde mental

A MatosinhosHabit assinou um protocolo de cooperação com a Associação de Familiares, Utentes e Amigos do Hospital Magalhães Lemos (AFUA-HML).


O objectivo é apoiar a população ao nível do bem-estar psicossocial assim como dinamizar iniciativas que envolvam a comunidade local.

Assumindo como um dos seus eixos prioritários o trabalho de apoio social, com o intuito de proporcionar ambientes inclusivos e saudáveis, a MatosinhosHabit tem vindo a desenvolver diversas ações que envolvem o combate à pobreza, à descriminação e à exclusão social. Estas iniciativas pretendem, acima de tudo, promover a saúde e prevenir várias patologias, contando para isso com o apoio de instituições de intervenção local.

Neste sentido, e considerando a saúde mental dos seus munícipes com uma das suas áreas prioritárias, a MatosinhosHabit estabeleceu com a AFUA-HML um protocolo de colaboração, enquadrado no âmbito do apoio e do aconselhamento individual.

Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, sublinha que «a concretização desta parceria é o primeiro passo para ajudar quem mais precisa, quem enfrenta uma situação difícil e precisa de apoio ao nível da saúde mental. Numa altura de situação pandémica, a intervenção nesta área é fundamental, nomeadamente pelo crescente número de indivíduos com necessidades de informação e orientação, mas também, e por outro lado, pelas pessoas com patologia já diagnosticada que, pelas atuais circunstâncias, viram a sua situação agravar-se.»

Para além de estabelecerem uma maior proximidade com a população do concelho, a MatosinhosHabit pretende ainda «potenciar respostas e estratégias na resolução das dificuldades emocionais, através da implementação de um serviço comunitário que consiga dar resposta às necessidades dos munícipes, familiares e cuidadores. No fundo, o que queremos é contribuir para o bem-estar e a tranquilidade da nossa população para que todos se possam sentir acompanhados e amparados.»

No âmbito do protocolo agora firmado, a MatosinhosHabit responsabiliza-se por sinalizar e encaminhar à Associação os agregados e as pessoas que reúnam as condições para beneficiarem de acompanhamento especializado. A parceria prevê também a concretização de uma ação de formação, a realizar, mensalmente, nas instalações da MatosinhosHabit.

  •  
    6
    Shares
  • 5
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

1 comentário