Parabéns Leões da Agra!

leoes-da-agra
Partilhe:

Translate

Joaquim MonteiroNo passado dia 5 de outubro, o Grupo Desportivo Leões da Agra completou 47 anos de vida.
Esta colectividade leceira, com sede na rua General Humberto Delgado, tem tudo a ver com a personalidade que dá nome à rua. Humberto Delgado ficou na História como o «general sem medo», como o homem que soube lutar contra as injustiças e defender um mundo mais humano. Estas são também as marcas que definem os Leões da Agra.

Ao longo destes 47 anos de vida os Leões da Agra tiveram futebol de competição e de formação, atletismo de formação e competição, bilhar e futsal. Atualmente têm futsal, atletismo e bilhar, todas modalidades de competição. Não que tenham descurado a formação, mas porque os tempos não são fáceis. Mesmo assim são cerca de 3 dezenas de atletas que mantêm viva a chama dos ideais deste clube.

Em 2013 a Junta de Freguesia de Leça da Palmeira levou a cabo a «I Gala Mérito e Excelência Leça da Palmeira» tendo sido os Leões da Agra uma das colectividades homenageadas. Nessa noite foi, uma vez mais, destacado feito notável que os Leões da Agra conseguiram: 27 vitórias consecutivas em jogos oficiais. Este feito ficou mesmo registado no Guiness Book of Records.

Um dos momentos mais difíceis da vida do clube foi a extinção do futebol. Como na altura referiu o antigo presidente Carlos Soares, o principal motivo para tal foi a falta de dinheiro, segundo entrevista que deu ao Diário de Notícias.Leões da Agra - Recorde Guiness

Mas o clube resistiu, primeiro impulsionado pelo Serafim Moreira e agora, dirigido por um dos seus históricos elementos, Manuel Mota.

Sendo eu atleta dos Leões da Agra, não posso deixar de destacar a simpatia com que todos somos recebidos, a atenção que recebemos quando temos alguma mazela que nos impede de treinar ou competir.

Uma das vezes em que estive lesionado o Manuel Mota fez o favor de me contar a história do motivo das cores do clube serem o vermelho e o azul. Disse ele que na altura da formação do clube, os formadores eram adeptos de clubes diferentes, nomeadamente o Benfica, Porto e Sporting. Para que ninguém se sentisse excluído, como no nome está a palavra Leões que liga ao Sporting, no equipamento surgem o vermelho e o azul para ligar ao Benfica e ao Porto.

De 1968 até 2015 os Leões da Agra souberam adaptar-se aos tempos, às novas realidades e exigências. Por isso mesmo é possível acompanhar os feitos do clube através da internet, nomeadamente da página do facebook https://www.facebook.com/GDLeões-da-Agra.

Até à próxima semana.
Saudações leceiras

Joaquim Monteiro


Partilhe:

Comentar