Grande Porto

Porto recebe a maior Conferência do Ensino Básico da Europa

European League for Middle Level Education (ELMLE)

Oporto international school é a única escola portugesa membro da comissão executiva da european league for middle level education


O Porto vai ser palco da 37ª conferência anual da European League for Middle Level Education (ELMLE), a maior conferência de ensino básico da Europa, que este ano terá o CLIP – Oporto International School – como escola anfitriã e que conta receber cerca de 200 educadores de toda a Europa no hotel Pestana Douro Riverside, entre os dias 26 e 28 de janeiro.

Sob o tema “Bridges: Support, Connect, Balance”, a conferência contará com a participação de diversos educadores internacionais que partilharão as suas melhores práticas e experiências, numa grande variedade de sessões diferenciadas de networking, para atender às necessidades e interesses de todos os participantes.

Como escola anfitriã e único membro português da comissão executiva da ELMLE, o trabalho desenvolvido pelo CLIP na incorporação de uma aprendizagem criativa no currículo escolar e a aplicação de uma metodologia de ensino centrada no aluno será um dos temas em apresentação nas diversas palestras, contando, neste caso, com os professores do CLIP Joana Bárbara e Alberto Fernandes como oradores.

Susana Varela, também professora da mesma instituição, conduzirá uma sessão co-organizada pelos estudantes do CLIP, dedicada à cidade do Porto e às mais-valias de estabelecer ligações entre as diferentes disciplinas através da recolha de informação sobre a vida local, envolvendo os alunos em soluções para problemas atuais e relevantes, com impacto na sua cidade.

Durante esta sessão, irá também decorrer um passeio exploratório pela cidade do Porto, para que os educadores participantes se inspirem e adaptem esta experiência educativa ao seu próprio contexto.

Para além destas, a conferência contará com diversas sessões conduzidas por alguns dos mais reconhecidos educadores e investigadores da área da educação, com o intuito de partilharem as suas experiências e darem voz a conversas que tenham no centro a aprendizagem e o bem-estar dos estudantes da middle school.

A ELMLE é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1986, e dedicada à criação de pontes e partilha de métodos e experiências de ensino que potenciem estudantes e educadores do ensino básico de toda a Europa.

O programa completo da 37ª conferência anual está disponível no site da ELMLE.

A conferência anual ELMLE regressa ao formato presencial no hotel Pestana Douro Riverside, na cidade do Porto, entre os dias 26 a 28 de janeiro de 2023.