Porto Vólei e Leixões começam domingo a discutir o título

Porto Vólei e Leixões começam domingo a discutir o título
Partilhe:

Translate


O primeiro jogo do play-off decisivo da I divisão elite de voleibol feminino está marcado para domingo, com Leixões e Porto Vólei a tentarem suceder ao campeão, o Atlético Voleibol Clube de Famalicão

De um lado, o Leixões é recordista de títulos nacionais no voleibol feminino sénior, com 15 troféus, 11 deles consecutivos entre 1975/1976 e 1985/1986, mas atravessa um jejum de 25 anos, com o último título ganho em 1991/1992, enquanto o Porto Vólei, criado há três anos, foi campeão em 2014/2015, frente às leixonenses (3-2), e finalista vencido em 2016.

O emblema de Matosinhos, que com o Castêlo da Maia é recordista de títulos da Taça de Portugal, com oito triunfos, já esteve este ano envolvido na final do troféu, perdida para o Atlético Voleibol Clube de Famalicão (3-1).

Para o técnico do Leixões, Mário Martins, o jejum de títulos tem de ficar fora da equação, porque a “história e tradição” na modalidade acarreta “uma responsabilidade acrescida que tem pesado um pouco”, contou à Lusa.

Quanto à reedição da final de há dois anos, com um adversário “que cria sempre imensas dificuldades” e que venceu os dois jogos da fase regular (3-2 nos dois jogos), o técnico diz que “não há nenhuma vingança”, mas que a “rivalidade existe sempre”, ainda que de forma saudável, para chegar a um título “pelo percurso e trabalho” ao longo do ano.

Na memória das leixonenses, que sofreram três derrotas durante a fase regular, fica a ‘finalíssima’ de 2015, com a Nave Ilídio Ramos “cheia e mais 200 ou 300 pessoas do lado de fora” para assistir ao 3-2 favorável ao Porto Vólei 2014.

“Domingo espero o pavilhão cheio, é algo que joga a nosso favor”, atirou Mário Martins, que destaca ainda a experiência do plantel à disposição, com quem trabalha desde 2014/2015, quando embarcou na primeira experiência no voleibol feminino.

O Porto Vólei 2014, que venceu os 22 jogos da fase regular, foi criado há três anos, e o treinador, Manuel Almeida, já festejou um campeonato nacional, precisamente o de 2015, ano em que também venceram a Taça de Portugal.

Para novo encontro decisivo, o técnico disse à Lusa esperar “uma final equilibrada e muito disputada”, que será decidida por “pormenores que fazem a diferença”, com “50% de favoritismo para cada lado”.

Manuel Almeida quer “criar o maior número de dificuldades possível e tentar aproveitar uma vitória no campo adversário” para ganhar uma motivação extra para os dois jogos seguintes, em casa.

“Estamos sempre motivados, independentemente do adversário. O pensamento está do nosso lado da rede para por a equipa a render o mais possível”, comentou.

O primeiro encontro do play-off está marcado para domingo (18h30) em Matosinhos. Seguem-se dois jogos em casa do Porto Vólei 2014 a 29 e 30 de abril, e dois jogos extra, se necessário, a 6 de maio (em casa do Leixões) e 14 de maio (no recinto do Porto Vólei 2014).

in OJogo


Partilhe:

Comentar