Grande Porto RSS

Projeto único no mundo junta comunidade Israelita e Católica no Porto

Projeto único no mundo junta comunidade Israelita e Católica no Porto

A reunião sem precedentes entre as duas comunidades foi realizada no Porto, promovendo o diálogo e a compreensão, a sua herança, cultura e religião.

  •  
    16
    Shares
  • 16
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

No âmbito do Global Project in the Fields of Culture and Religion, a Comunidade Judaica do Porto e a Diocese do Porto reuniram-se ontem, num encontro inter-religioso sem precedentes entre as duas comunidades.

O Bispo do Porto – Dom Manuel Linda – recebeu os fiéis de ambas comunidades, que se reuniram em diálogo no Palácio Episcopal. Juntos, visitaram o Paço Episcopal e a Comunidade Judaica ofereceu ajuda financeira a instituições socias do Porto.

Projeto único no mundo junta comunidade Israelita e Católica no Porto

Para uma melhor compreensão da interligação da História e experiências, as delegações visitaram o Museu Judaico do Porto.

O encontro ímpar de hoje terminou com um almoço comum na Sinagoga Kadoorie – Mekor Haim.

Global Project in the Fields of Culture and Religion

O protocolo Global Project in the Fields of Culture and Religion foi estabelecido para reforçar o relacionamento entre as duas comunidades. D. Manuel Linda, Bispo do Porto, declarou: “este projeto é um corte com o passado de mal-entendidos e a certeza de um futuro feito de mãos dadas. É único no mundo, como o Porto também é único”.

Projeto único no mundo junta comunidade Israelita e Católica no Porto

Segundo o Presidente da Comunidade Judaica do Porto, Dias Ben Zion: “É difícil conseguir relações positivas entre católicos e judeus sem cooperação social, cultural e inter-religiosa”.

Gabriela Cantergi, membro do Conselho da Comunidade Judaica, encarregada das relações inter-religiosas, explica o Global Project in the Fields of Culture and Religion: “o diálogo social, cultural e outros são necessários para alcançar total tolerância entre a Igreja Católica Romana e as comunidades judaicas, particularmente nas sociedades em que os estereótipos negativos estão entrincheirados, ignorando, por exemplo, o facto de que muitos judeus passam dificuldades económicas”.

Projeto único no mundo junta comunidade Israelita e Católica no Porto

A Comunidade Judaica do Porto desenvolveu um projeto global que envolve uma cooperação estreita com a Diocese Católica Romana do Porto, com as seguintes atividades:

1) Causas sociais, ajudando crianças, idosos e doentes;

2) Promoção do Museu Judaico e do Palácio Episcopal;

3) A produção de quatro filmes – “The Nun’s Kaddish”, “Sefarad”, “1618” e “The Light of Judah ” – narrando os acontecimentos que ocorreram ao longo dos séculos na sociedade portuguesa. O valor angariado pelos filmes em Portugal será entregue para apoiar causas sociais.

Essas iniciativas receberam apoio de famílias filantrópicas judaicas, bem como de organizações como a Embaixada do Estado de Israel em Portugal, B´nai B´rith International e Liga Anti-Difamação.

O Museu Judaico e os filmes mencionados retratam eventos reais e conquistaram o respeito das organizações da Igreja Católica Romana. Os guiões e cortes aproximados foram apresentados previamente ao Bispo da Diocese Católica Romana do Porto. Gabriela Cantergi afirmou: “o produto dos filmes em Portugal irá para causas sociais.”

Sobre o filme “The Nun’s Kaddish” e outros filmes

-´Hoje, a curta-metragem “The Nun’s Kaddish” foi exibida no Palácio Episcopal, uma curta-metragem que retrata uma história verídica de bondade inter-religiosa quando duas freiras católicas observam o ritual judaico, elevando a espiritualidade das duas religiões para um sentimento mais elevado, da irmandade universal.

O Papa Francisco escreveu uma carta à comunidade judaica sobre o filme “The Nun’s Kaddish”, afirmando que “convoca favores divinos em abundância a todos os envolvidos direta ou indiretamente e representados na realização deste filme, para que possam ser o fermento de fraternidade, esperança e alegria no coração do mundo, e deseja a todos a maior felicidade com a bênção de Deus.”

The Nun's Kaddish film
Filme “The Nun’s Kaddish”

– “1618” é um filme sobre a visita inquisitorial ao Porto que encontrou resistência de padres, cidadãos comuns e das próprias autoridades da cidade, todos acostumados durante séculos a viver ao lado dos judeus.

– “Sefarad” revela a existência em Marranos em Portugal, em meados do século XX, que não eram judeus nem cristãos, mas ambos ao mesmo tempo, vivendo fora da normalidade de ambas as religiões.

– “The Light of Judah” é um documentário histórico que cobre séculos da história dos judeus em Portugal e na cidade do Porto em particular, desde a Idade Média até a Inquisição, da modernidade até os dias atuais. 

Os filmes são dirigidos por Luís Ismael:
https://www.imdb.com/name/nm1644176/

Sobre a Comunidade Judaica do Porto

A Sinagoga Kadoorie Mekor Haim é a maior da Península Ibérica e a Comunidade Judaica do Porto é composta por mais de 400 membros, de mais de 30 países. Possui um tribunal rabínico, estrutura para o kashrut, oferece cursos aos professores para combater o anti-semitismo e fornece comida para as refeições do Shabat em 11 países. Possui um museu, um cinema e protocolos de cooperação com o Estado Português, a Embaixada de Israel em Portugal, B´nai B´rith International, a Liga Anti-Difamação, Keren Hayesod, Chabad Lubavitch, bem como com a Diocese do Porto e a Comunidade muçulmana no Porto.

O Museu Judaico do Porto foi inaugurado este ano pelo Presidente Internacional da B´nai B´rith. No seu discurso, Charles Kaufman disse: “Este Museu Judaico pontuará o despertar da vida judaica em Portugal. Deveria servir como farol de luz para o resto da Europa, uma terra hoje obscurecida pelo ressurgente anti-semitismo”.

Museu Israelita Porto
Museu Judaico do Porto

Sobre a Diocese Católica Romana do Porto

Fundada como Diocese de Portucale em 576 DC, a Diocese do Porto é a mais populosa de Portugal. Situado no norte de Portugal, junto ao Oceano Atlântico, tem uma jurisdição de mais de 3010 km² (1162mi²).

O atual bispo é Dom Manuel Linda.

Sending
User Review
5 (1 vote)
  •  
    16
    Shares
  • 16
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •