Património

Quer fazer uma escapadinha diferente? Venha a Leça da Palmeira!

Piscina das Marés - Leça da Palmeira

E que tal uma escapadinha em Leça da Palmeira? Já pensou nisso?


Portugal está na moda! E nada melhor do que um passeio de carro até Leça da Palmeira para conhecer uma das localidades de eleição à beira-mar no norte do país.

Com o seu fantástico litoral, a zona do Porto e de Matosinhos, onde se encontra Leça da Palmeira, encanta quem a decidir visitar, dando-lhe quilómetros de praias de areia fina banhadas pelas águas do Oceano Atlântico, fazendo as delícias dos habitantes locais, mas também dos visitantes.

Por seu turno, quer o interior da cidade do Porto, quer a cidade de Matosinhos e a freguesia de Leça, estão repletas de história e tradições muito próprias por descobrir. Já para não falar das delícias gastronómicas que aqui encontra, sobretudo dos produtos ligados ao mar, ou não fosse esta uma antiga freguesia piscatória que ainda hoje tem quem à faina se dedique, embora não com a importância de outrora. Aliás, são daqui a Marina de Leça e a parte norte do Porto de Leixões, o que deixa perceber a importância estratégica do mar para esta localidade.

Em Leça da Palmeira, recomendamos vivamente as opções de visita que se seguem.

Visite o Forte de Nossa Senhora das Neves, cuja construção foi iniciada no século XVII para defender o porto de Leça dos piratas e corsários que acossavam as nossas costas durante o domínio filipino. Apesar da interrupção das obras por altura da guerra da Restauração, a construção foi retomada alguns anos depois (apenas terminada por volta de 1720) uma vez que se reconhecia a sua importância estratégica.

O Parque Municipal da Quinta da Conceição é um parque aberto ao público, constituído por espaços verdes muito aprazíveis, um campo de ténis e uma piscina (projetada pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira). No passado, albergou o Convento de Nossa Senhora da Conceição (no séc. XV) mas o clima agreste fez a Ordem de S. Francisco abandonar o local. No entanto, ainda hoje é possível ver os vestígios desse convento, como o seu antigo claustro, vários chafarizes, um pórtico do estilo manuelino e a sepultura de Frei João da Póvoa.

Passe pela Casa-Museu da Quinta de Santiago, antiga casa de férias de João Santiago de Carvalho. Este palacete, construído no séc. XIX e imaginado como um castelo de estilo moderno, possui vários estilos arquitetónicos: desde o neo-manuelino ao neo-barroco, passando pelo neo-clássico e neo-medieval e possuindo ainda alguns apontamentos do românico. É um testemunho vivo das várias transformações sofridas por Leça desde o séc. XIX, tendo sido adaptado a espaço museológico pela Câmara Municipal de Matosinhos, e funcionado como museu, desde 1996.

Uma visita ao Farol de Leça será sempre também uma boa opção. Iniciada a sua construção em 1916, a apenas 380m do local onde havia antes o Farolim da Boa Nova, mais tarde demolido, foi inaugurado apenas em 1927, depois de sujeito a uma série de testes práticos. Além deste farol, no local existe um anexo com um pequeno espaço museológico, com exposição de peças e mecanismos ligados à temática dos faróis e dos faroleiros, devidamente aberto ao público. Escusado será dizer que as vistas aqui são fenomenais – o farol encontra-se a 57m de altura, implantado perto da borda da falésia, e ainda tem 46m de altura, o que lhe permite lançar os seus feixes de luz a cerca de 100m de altura – sendo que, em dias de feição, irá encontrar aqui um ambiente bastante inspirador.

Para além dos locais já mencionados, saiba que Leça da Palmeira também é rica em monumentos religiosas, como a Capela do Corpo Santo (do séc. XV, situada na antiga vila do Funchal), a Capela de Santana (construída entre 1762-68, crê-se, no entanto, que já existia antes), local onde presentemente se celebram vários eventos culturais locais, como a Festa de Sant’Ana e o Festarte, e ainda a Capela da Boa Nova (de origem franciscana, dedicada a S. João e ainda hoje sítio de peregrinação dos habitantes locais).

Para locais de lazer, recomendamos uma visita à Casa de Chá da Boa Nova. O estabelecimento, que além de casa de chá tem também um restaurante famoso, está instalado num edifício de estilo moderno, da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira já referido, estando situado junto ao Farol de Leça. Foi construído sobre as rochas, a escassos dois metros do mar, sendo um dos locais mais procurados da zona pelos amantes da arquitetura vanguardista e, claro, pelos apreciadores de uma boa refeição enquanto apreciam as vistas proporcionadas pelo maravilhoso mar de Leça.

Recomendamos ainda uma visita à famosa Piscina de Marés de Leça da Palmeira. Mais um edifício desenhado pelo arquiteto Siza Vieira. Este edifício obteve um alto reconhecimento internacional, sendo o único edifício português de arquitetura vanguardista a figurar no livro “Cem edifícios do séc. XX”. Tem 25 metros de comprimento e integra várias piscinas alimentadas pelo mar. Mas se prefere tomar banho numa praia natural, então vá até à Praia de Leça e divirta-se com toda a família.

Se estiver interessado/a – temos a certeza que está – em descobrir os pontos turísticos e os arredores de Leça da Palmeira a que fazemos menção, porque não escolher a conveniência de um carro alugado com a Auto Europe? Fundada em 1954, a Auto Europe é uma mediadora internacional de aluguer de automóveis, com mais de 24.000 balcões disponíveis em 180 países por todo o mundo, através de parcerias com empresas renomadas internacionalmente (entre outras mais pequenas, de âmbito nacionais e locais). Isto permite à Auto Europe levar até si uma gama variada de veículos que vão ao encontro das suas necessidades de transporte particular. Quer prefira um pequeno citadino ou utilitário para a tal escapadinha de poucos dias com a sua cara-metade, quer precise de um espaçoso monovolume para viajar com a sua família, quer queira antes um destes modernos SUV da moda para impressionar os seus amigos, ou ainda, se lhe apetece antes um potente descapotável para viver a vida de uma forma exclusiva, a Auto Europe tem tudo isto e muito mais.

Faça a sua reserva online ou através de um dos agentes de reservas e não fique limitado a Leça ou a Matosinhos. Através do link acima, consulte também as múltiplas dicas, com o Guia de viagem em Portugal, e aproveite.

Lembre-se que um carro alugado lhe dá toda a flexibilidade que apenas o transporte pessoal lhe proporciona. Confie na Auto Europe para ter acesso ao que mais se adequa ao seu caso, com a garantia de um serviço de qualidade superior. Auto Europe, o seu parceiro de viagem em Leça da Palmeira.