Símbolos da Jornada Mundial da Juventude já chegaram a Matosinhos

Cruz da Jornada Mundial da Juventude

Partilhe:

Translate

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude já estão na nossa vigararia e aqui vão permanecer de 27 a 28 de outubro.


A pouco menos de um ano da realização da Jornada Mundial da Juventude que (estima-se) irá reunir em Lisboa mais de um milhão de jovens, os símbolos das jornadas passam pelo concelho de Matosinhos… Este pode ser um momento único da vida católica para as atuais gerações.

Os símbolos das Jornadas que passaram recentemente pelas paróquias da Vigararia de Santo Tirso foram uma Cruz simples e crua e o Ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani”. A Cruz das jornadas começou a sua peregrinação em 1983 e desde aí já visitou os cinco continentes e mais de noventa países. O Ícone foi introduzido por S. João Paulo II em 2003 e tem acompanhado a Cruz, desde esse ano.
Com 3,8 metros de altura, a Cruz peregrina, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo.

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude em Matosinhos
Cruz peregrina
Símbolos da Jornada Mundial da Juventude em Matosinhos
Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani

Até ao início da Jornada Mundial da Juventude, realizada em 2023 em Lisboa, de 01 a 06 de agosto, os símbolos, a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, irão estar presentes em todas as dioceses nacionais.

Peregrinação dos Símbolos JMJ em Matosinhos

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegaram hoje, dia 27 de outubro à Vigararia de Matosinhos. Na opinião do Pe. Francisco Andrade, pároco de Leça da Palmeira “é uma graça podermos acolher os símbolos na nossa igreja, assim como na capela de Santa Catarina (porto de abrigo)”.

Lançamento de Balões

Durante dois dias, os símbolos irão percorrer as 11 paróquias da Vigararia, com paragens pelo meio, para uma visita à câmara de Matosinhos, um concerto na Estação de Passageiros e vários momentos de oração. Um dos pontos altos da “peregrinação” é a “Caminhada da Luz”, que inicia às 21 horas na igreja de Matosinhos e termina na Igreja de Leça da Palmeira, com passagem pela ponte Móvel. O Programa completo da visita segue abaixo, para o qual todos são convidados, em especial os jovens, independentemente do seu credo ou religião.

Programa receção símbolos da jornada mundial da juventude em Matosinhos

Os jovens de Leça da Palmeira já estão a preparar a sua participação nas Jornadas Mundiais da Juventude, através do COP (Comité Organizador Paroquial), cujas iniciativas e atividades podem ser acompanhadas através das redes sociais:
https://www.facebook.com/coplecadapalmeira/
https://www.instagram.com/coplecadapalmeira/



Partilhe: