Grande Porto

Stand4Good apoia jovens universitários em situação de carência económica

Projecto Stand4Good

Projecto-piloto de intervenção social avança com apoio a 20 estudantes da Universidade do Porto


Acreditando numa sociedade em que todos os jovens têm acesso às mesmas oportunidades, independentemente do meio onde nasceram ou da sua situação económica, a Stand4Good é um projecto de intervenção social que pretende apoiar jovens universitários em situação de vulnerabilidade por via das circunstâncias de carência económica em que vivem. Hoje, dia 8 de outubro, a Stand4Good é oficialmente lançada dando a conhecer publicamente esta causa, o seu plano de intervenção e formas de toda a sociedade apoiar este projecto e os seus beneficiários.

No actual contexto são muitos os jovens universitários que, fruto do impacto que a Covid-19 está a ter na situação económica das suas famílias, veem a continuidade dos seus estudos comprometida, factor que contribui para o agravamento dos ciclos de pobreza e exclusão social na região Norte e em todo o país, bem como para o abandono escolar.

Associação Stand4Good

Desta forma, a Associação Stand4Good e o seu projecto de intervenção social nascem com o comprometimento de:

  • atribuir bolsas universitárias aos primeiros 20 estudantes do grau de licenciatura ou mestrado integrado da Universidade do Porto que, apesar de viverem em situação de carência económica, ultrapassam o limiar para a atribuição das bolsas de acção social e cumprem os critérios de elegibilidade definidos,
  • acompanhar, de forma próxima, estes alunos durante o seu percurso educativo e proporcionar um Programa de Mentoria, trabalhando competências de desenvolvimento pessoal e profissional,
  • promover um programa de Bolsas de Estágio & Integração Profissional como preparação para o mercado de trabalho.

A Stand4Good inicia assim o seu trabalho com um projecto-piloto que tem a duração de 2 anos lectivos (2020/2022), garantindo um acompanhamento de proximidade aos 20 alunos bolseiros, bem como o desenvolvimento de um Programa de Mentoria, Estágios e Integração Profissional, com vista a promover a empregabilidade jovem e a quebra do ciclo de pobreza e exclusão social.

Mafalda Teixeira Bastos, Co-fundadora da Stand4Good, considera que “o actual contexto de pandemia vem acentuar de forma expressiva as desigualdades já existentes, com muitas famílias a perderem grande parte do seu rendimento e muitos jovens a terem que abandonar o ensino superior. A Stand4Good nasce precisamente para combater esta problemática e garantir que as oportunidades são realmente para todos”.

José Castro Lopes, Pró-Reitor da U.Porto responsável pelo pelouro da Responsabilidade e Ação Social, salienta que “foi com muito gosto que a Universidade do Porto se assumiu como a instituição de Ensino Superior parceira deste projeto-piloto da Stand4Good, que abre mais uma linha de apoio social aos nossos estudantes. Estas bolsas serão um complemento importante aos apoios que a U.Porto tem vindo a proporcionar aos estudantes mais atingidos pelas consequências económicas da pandemia, tanto através de ajudas financeiras diretas como através de iniciativas que visam minimizar o impacto que a COVID-19 tem sobre várias dimensões da vida académica e social”.

No final deste período a Stand4Good realizará uma avaliação de impacto, em função do acompanhamento, monitorização e avaliação dos objectivos definidos, de modo a replicar e escalar o projecto, com o fim último de apoiar mais jovens que se encontrem em risco de abandono académico por circunstâncias de carência económica.

  •  
    7
    Shares
  • 6
  •  
  •  
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  

1 comentário

Leave a Reply