STCP com reforço de oferta, nos dias úteis, em 12 linhas de autocarro

STCP com reforço de oferta

Taberna do Pedro

Partilhe:

Translate

Reforço, nos dias úteis, em 12 linhas de autocarro, com início a 24 de maio.

A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto tem registado um aumento considerável no número de passageiros diários, situação que resulta do chamado “regresso à normalidade” e da consequente retoma das diversas atividades económicas.

Nesse sentido, e de modo a assegurar a manutenção das condições sanitárias implementadas pela empresa para esta fase de situação pandémica e garantindo a máxima segurança de todos os viajantes: passageiros e motoristas, a STCP vai alargar a oferta, em modo autocarro, a partir desta segunda-feira, dia 24 de maio.

Vão ser reforçadas 12 linhas de autocarro, que se traduz num alargamento na oferta para 106%, viabilizando a prestação de um serviço público de qualidade, além de responder às necessidades dos seus passageiros.

Este reforço transitório, que foi acordado para um período mínimo de 70 dias úteis, está previsto apenas para os dias úteis dos horários “normais”, sendo o período em que se verificam lotações de passageiros que justificam necessidade de maior oferta.
Aos fins de semana e nos horários de férias escolares estes reforços não se aplicam.

Serão abrangidas as seguintes linhas:

Linha 200 (Bolhão-Cast. Queijo)
Linha 201 (Aliados-Viso)
Linha 203 (Marquês-Cast. Queijo)
Linha 204 (Hosp. de S. João-Foz)
Linha 205 (Campanhã-Cast. Queijo)
Linha 207 (Campanhã-Mercado da Foz)
Linha 208 (Aliados-Aldoar)
Linha 305 (Cordoaria-Hosp. de S. João)
Linha 703 (Cordoaria-Sonhos)
Linha 800 (Bolhão-Gondomar)
Linha 801 (Cordoaria-S. Pedro da Cova)
Linha 907 (Boavista-Vila D’Este)

A Linha 600 terá também aumento significativo dos lugares oferecidos, com recurso exclusivo a veículos articulados, aos dias úteis, no horário diurno atualmente praticado.

Fundo Ambiental

Esta operação surge no âmbito de Financiamento atribuído através do protocolo formalizado entre a AMP – Área Metropolitana do Porto e o Fundo Ambiental, Ministério do Ambiente e Ação Climática (Despacho n.º 10846-A/2020).
Este reforço conta com uma primeira fase antes das férias escolares de verão, sendo retomado em setembro/outubro, e deverá ter término até ao final de 2021, sendo o valor máximo de financiamento a considerar 750 mil euros.

À semelhança do que aconteceu em finais de 2020, esta operação de reforço de rede só é possível por considerar, em simultâneo, a contratação de serviço pela AMP a operadores privados (Maia Transportes, União Transportes dos Carvalhos, Auto-Viação Pacense, VALPI e Caima), que irão operar nas seguintes linhas (9):

Linha 403 (Boavista [Casa Música]-Campanhã)
Linha 601 (Cordoaria-Aeroporto [Via Mar Shopping])
Linha 604 (Hosp. S. João-Aeroporto [Via Crestins])
Linha 705 (Hosp. S. João-Valongo [Continente])
Linha 706 (Hosp. S. João-Ermesinde [Est] via Mte Penedo)
Linha 707 (Hosp. S. João-Ermesinde [Est] via Arregadas)
Linha 900 (Cordoaria-Sto. Ovídio)
Linha ZC (Estádio do Dragão-Areias)
Linha ZF (Valadares [Estação]-Francelos)

Importante lembrar que a referida contratação apenas abrange os dias úteis, mantendo a STCP a operação destas linhas aos fins de semana e feriados.
As viaturas para as linhas contratadas irão apresentar a imagem e marca “STCP”, para melhor compreensão dos clientes e identificação das linhas.

Todos os novos horários serão disponibilizados nas paragens, bem como no website www.stcp.pt.



Partilhe: