Agenda

TEDxMatosinhos (2019) – 7ª edição é já este sábado!

TEDxMatosinhos (2019)

TEDxMatosinhos 2019, dia 7 de dezembro, a partir das 17h00, na Porto Business School – Matosinhos.

“Sem desculpas”, a edição deste ano promete desbravar caminhos. Do espaço ao Ártico, da criatividade à solidariedade em competição, da agricultura urbana sustentável ao burnout no mundo do trabalho, do mentalismo à Inteligência Artificial, do marketing digital ao poder de controlo de resultados, dos perigos da ditadura do politicamente correcto ao populismo, o TEDxMatosinhos, como sempre, não deixará ninguém indiferente.

O evento será, pela primeira vez, apresentado por Sérgio Sousa, conhecido animador de rádio, cronista e jornalista.

Ana Pires, Braima Dabó, Catarina Magalhães, Cristina Queirós, Filipe Luís, Marcos Cruz, Leandro Morgado, Paulo Novais, Paulo Ponte, Pedro Barbosa, Pedro Rocha e Ricardo Costa e João Pupo Lameiras são os oradores convidados da edição 2019 do TEDxMatosinhos dedicada ao tema “No Cuts, No Buts, No Coconuts”.

TEDxMatosinhos 2019

Speakers e Performers TEDxMatosinhos 2019

SPEAKERS (2019)

Ana Pires

Cientista convidada no ISEP e Investigadora no Centro de Robótica e Sistemas Autónomos do INESC TEC. Está envolvida em vários projetos relacionados com sustentabilidade do mar e mineração subaquática, geotecnologias e georrecursos.
É licenciada em Engenharia Geotécnica e Geoambiente, com um Doutoramento Europeu em Geociências (área de Recursos Geológicos e Geomateriais).
Foi também a primeira mulher portuguesa a finalizar com sucesso o Curso de Cientista-Astronauta, no âmbito do Projeto PoSSUM (Ciência Suborbital Polar na Alta Mesosfera) apoiado pela NASA. Continua a percorrer esta formação espacial, frequentando diversos cursos especializados e participando em programas de investigação ligados à Indústria Espacial.

Braima Dabó

Nasceu a 23 de maio de 1993 em Catió, Guiné Bissau.
Estudou em Catió até ao 9º ano e concluído o ano letivo, veio em 2011 para Portugal com a ONG “Na Rota dos Povos”.
Depois de passar pela Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Mirandela, onde frequenta o Curso de Técnico de Produção Agrária, Braima Dabó tem o primeiro contacto com o atletismo, participando no corta mato escolar.
Concluiu em 2015 o curso de especialização tecnológica na área de contabilidade de gestão no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), onde prossegue atualmente os estudos para a licenciatura em Gestão.
Braima Dabó tornou-se mundialmente reconhecido depois de ter ajudado o colega Jonathan Busby a terminar a prova dos 5000 metros nos Campeonatos do Mundo de Atletismo, no Qatar, gesto solidário que lhe valeu o prémio “Fair Play” pela Federação Internacional de Atletismo.

Catarina Magalhães

Natural do Porto, doutorou-se em Ciências do Mar na Universidade do Porto.
É atualmente investigadora do CIIMAR, professora convidada da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e investigadora associada da Universidade de Waikato na Nova Zelândia.
Desenvolve trabalho de investigação em ecologia microbiana e ciclos biogeoquímicos em diferentes ecossistemas.
Desde 2014, é membro do comitê de coordenação do programa Polar Português e tornou-se parte integrante de equipas internacionais e transdisciplinares, reconhecidas mundialmente, envolvidas na investigação Polar.
Desde 2013 que a sua equipa participa, anualmente, em expedições ao Ártico e Antártida. Os efeitos do degelo, em virtude das alterações climáticas, são, por isso, um tema inevitável nos dias de hoje.

Cristina Queirós

Licenciada e doutorada em Psicologia, é, desde 1993, docente na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Desenvolve investigação sobre a influência das emoções e dos traços de personalidade no comportamento humano, nomeadamente como fatores protetores ou como fatores de vulnerabilidade ao stress e burnout em diferentes grupos profissionais.
Nas últimas duas décadas tem estudado o stress no trabalho e o burnout sobretudo em profissionais de saúde, de socorro, bombeiros, elementos de forças policiais, professores e trabalhadores da ferrovia, bem como variáveis associadas a este fenómeno, nomeadamente impacto de situações potencialmente traumáticas, fadiga por compaixão e motivação para o trabalho.

Filipe Luís

Editor Executivo e de Política Nacional da revista VISÃO.
Comentador da RTP e de outros canais noticiosos portugueses.
Autor de uma coluna semanal de opinião em visao.sapo.pt.
Experiência de reportagem em zonas de conflitos internacionais (Médio Oriente e África) e em grandes eventos desportivos mundiais.
Participação em diversas conferências, quer como orador quer como moderador, e formador do Curso de Pós-Graduação de Jornalismo na Universidade Nova de Lisboa.
Tem três livros publicados: «Crónica de um resgate anunciado», Clube do Autor, «Presidentes que mudaram Portugal» e «A História de Portugal contada pelos vilões», ambos das Edições Desassossego.
Os perigos da ditadura do politicamente correto e o populismo estão na ordem do dia e merecem uma reflexão neste TEDxMatosinhos.

Leandro Morgado

Criador de experiências imersivas que fundem mentalismo e storytelling, nas quais os participantes são peças fundamentais.
É conferencista e palestrante, trabalhando a temática da mente, do seu funcionamento e de que forma podemos potenciar as suas capacidades e melhorar o seu desempenho.
Licenciado em Antropologia, cedo percebeu que a sua verdadeira paixão era a comunicação. Assim, lançou-se na descoberta de uma forma dinâmica e original para comunicar ideias potencialmente transformadoras, congregando diversas fontes de conhecimento. O contacto com a hipnose, com o mentalismo e com o ilusionismo, levaram-no a embarcar numa viagem de descoberta, unificando pontas que, até então, pareciam soltas. Interessou-se, assim, por aquilo que nos torna iguais e, ao mesmo tempo, tão distintos uns dos outros – a mente. Premiado como autor e spoken word artist, Leandro Morgado estabelece-se como mentalista e storyteller. Recentemente, publicou o seu primeiro livro, intitulado “Os Segredos da Sua Mente”, onde partilha técnicas e métodos para potenciar a mente e aprimorar a perceção.

Marcos Cruz

Nasceu em 1972. Estudou jornalismo e fez parte da redação de vários jornais (Diário de Notícias, Correio da Manhã e O Norte Desportivo).
Fundou fanzines e revistas (Vómito, Camaleão, Op) e colaborou noutros projetos editoriais. Criou os blogues Festas Átimas e Há Panikes na Suécia, hoje desativados.
Trabalha na Casa da Música como copywriter. “Os Pés pelas Mãos” é o seu primeiro livro.

Paulo Novais

Paulo Novais é Professor do Departamento de Informática e investigador no centro ALGORITMI, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho.
A sua investigação centra-se na área científica da Inteligência Artificial e dos Sistemas Inteligentes. Mais recentemente, tem-se focado em conceitos ligados à Decisão, Inteligência Ambiente, Ambientes de Vida Assistida e Análise Comportamental. Coautor de mais de 380 artigos científicos publicados em revistas internacionais e conferências, e livros. Recebeu diversos prémios internacionais, dos quais se destaca recentemente: Best Application Paper Award no DCAI 2019, ISAmI 2018 e EPIA 2017, Best Paper Award na Agreement Technologies 2016 e, ainda, o IBM Award of Scientific Excellence, no PAAMS 2019.
Coordenador da Comissão Científica do Programa de Bolsas Gulbenkian Novos Talentos em Inteligência Artificial da Fundação Calouste Gulbenkian.
É Presidente da APPIA (Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial), desde 2016.

Paulo Ponte

  Lionesa oferece concerto solidário de Gospel no Mosteiro de Leça do Balio

Nasceu no Porto, em 1969.
Desde muito cedo a expressão artística exerceu um forte fascínio. A música está sempre presente na sua vida e, consequentemente, na sua obra. As artes visuais impõem-se, tendo estudado na Escola de Artes Soares dos Reis e formado em Comunicação Visual, na área do Design Gráfico, pela ESAD.
Tem desenvolvido atividades profissionais ligadas à Comunicação, Design Gráfico e Fotografia. O ano de 2016 marcou o regresso a uma das formas de expressão prediletas- a pintura.
São refletidos os temas que preenchem e marcam a sua vida. Representam retribuições pelo prazer de viver, pela compreensão e a valorização da Humanidade, mas, muito especialmente, pela criatividade.

Pedro Barbosa

Licenciado em Engenharia Industrial na Universidade do Minho, com graduações e estudos posteriores em Inovação (UM), Gestão de Centros Comerciais (UCL), Neuromarketing (MIT), MBA (PBS), Mobile Marketing (Harvard, 2016), Innovation by Design (Insead Singapura, 2017) e Blockchain (Oxford, 2018).
Desenvolveu carreira na Sonae Indústria, Sonae Sierra, Grupo BNP Paribas, e El Corte Inglês. Escreve atualmente no Público, tem diversos livros publicados e é docente em diversas instituições. Iniciou em 2017 o projecto “Play Growth”, através do qual ajuda empresas a crescer através do digital. É também CEO da “Wise Pirates” (performance mkt) e fundador “Forever is Boring” (moda) e do “I Love Porto”, a maior comunidade do Porto em redes sociais.

Pedro Rocha

Nasceu em 1976, em Espinho. Cresceu entre as praias da Aguda e os campos de Arcozelo. Formou-se em Ciências do Ambiente e Poluição na Universidade de Glamorgan, mas em 2006 decide dedicar a sua vida à agricultura biológica, circuitos curtos de distribuição e agricultura urbana. É defensor de modelos que permitam a integração de uma agricultura profissional na cidade, permitindo uma maior economia circular e uma relação direta das pessoas com as grandes questões da sustentabilidade alimentar e ambiental. Atualmente é responsável pelo desenvolvimento da rede internacional de agricultores urbanos na Noocity Urban Ecology.

Ricardo Costa

Nasceu em 1978. Engenheiro informático pelo Instituto Superior Técnico, fez um MBA em gestão no ISEG. Abriram-se novas perspetivas e novos caminhos, com passagens desafiantes e enriquecedoras pela agricultura biológica e pelo Marketing.
Atualmente é Diretor Comercial da GoContact. Tendo uma enorme paixão pelas pessoas e pelo desenvolvimento humano, é Coach e Master em Programação Neuro Linguística.

João Pupo Lameiras

Nasceu a 26 de fevereiro de 1986.
Frequentou o curso de engenharia civil em 2004, tendo terminado em 2010. Fez alguns pequenos estágios em cozinha durante o curso para confirmar a vocação. Em 2010, abriu como responsável pela cozinha a “Casa de Pasto da Palmeira”. Entretanto, abriu a “Casa de Pasto das Carvalheiras”, em Braga em 2013 e o “LSD-Largo de São Domingos”, no Porto em 2014, ano em que se dedicou à consultoria nestes espaços ao invés de chefiar as cozinhas.
Atualmente tem o restaurante “Bacalhau” e os “RO-Ramen e Outros”, no Porto.
O Chef João Pupo Lameiras presta ainda consultoria a alguns restaurantes, e faz showcookings e workshops.

PERFORMERS (2019)

We Dance

Projeto de dança pensado em exclusivo para crianças e jovens, tem como base o “FreeDance” (inspirado no Ballet Clássico e no Jazz) e o “AcroDance” (com influência da Ginástica Acrobática e da Ginástica Rítmica).
Além da flexibilidade e ginástica, o projeto We Dance pretende estimular a autoestima, o espírito de grupo assim como as competências físicas e cognitivas essenciais no desenvolvimento futuro da criança.
A mentora do projeto We Dance é a Professora Raquel Prazeres, licenciada em Educação de Infância e Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Foi, também, atleta de competição de Ginástica Rítmica tendo-se dedicado, desde 2008, ao projeto We Dance a tempo inteiro.

Joana Almeirante

Natural de Santa Maria da Feira, Joana Almeirante é uma instrumentista musical de 19 anos.
Apesar de jovem, o seu percurso na música começa bem cedo. Aos 13 anos, inicia-se na escola “Acorde” onde tem um primeiro contacto mais sério com a guitarra. Mais tarde inicia o curso de profissional de instrumentista de jazz em Guitarra no Conservatório de Música da JOBRA.
Aos 18 anos, após concluir esta etapa de formação, integra a banda do Miguel Araújo até ao presente. Apresenta-se agora a solo em formato voz e guitarra com temas originais.

DJ Danny Type

Nascido a 25 de setembro de 1985, desde cedo que Daniel Teixeira se apaixona pela musica eletrónica. Aos 14 anos, começa a organizar festas na escola e mais tarde colabora na criação de uma rádio escolar. Sempre ligado à musica eletrónica, tem participado em vários workshops de DJ/Produção. Encontra-se a trabalhar em alguns projetos na área da produção musical, alguns dos quais já editados pela Cult Note Records, DeepSoulful Recordings e A&R da Afrisoul electronic. 
House Music e todas as suas variantes como Deep House, Nu-Disco, Disco e Tech House, são as suas principais referências musicais.
Alec Wizz, Nuno Di Rosso, Emanuel, Nuno Cacho, Miguel Barros, Rui Mimoso, Ricci Ferdinand, Mario Kitty e Vitor L, são apenas alguns dos Dj’s com quem teve o privilégio de partilhar a cabine.
More Club, Studdio Club, Karma Club, Rivoli, Armazem do Chá, Pitch, Traçadinho, Zoom, Maru´s Bar, Bar 117, Bubbles Food & Bar, Praia dos Ingleses, Lais de Guia, Dot Club Porto, Garden Baixa Porto, Real Indiana, New Caffe, Momento Bar Maia, Griffon´s, Destilaria, Villa – Ermesinde, são alguns dos clubes onde atuou.

Sábado, 7 de dezembro, 17h00, Porto Business School – Matosinhos

Sending
User Review
( votes)

Comentar