Translate
A partir de amanhã será mais fácil circular na Senhora da Hora e no acesso à A28.
A Presidente da Câmara de Matosinhos inaugura o túnel de ligação da Avenida Calouste Gulbenkian à A28, uma obra que Luísa Salgueiro considera “fundamental para aliviar a forte sobrecarga daquele troço da rede viária” e que integra a estratégia de mobilidade da autarquia.
Esta era uma obra reclamada desde que, em 1998, se instalou na Senhora da Hora o maior centro comercial da região. Pilar económico daquela zona, o Norte Shopping atraiu mais emprego, mais investimento, mas também mais pressão sobre a mobilidade.
Foi isso mesmo que indicou o Estudo de Tráfego que o Norte Shopping encomendou a propósito da ampliação do centro comercial e as consequentes reformulações na circulação na rede viária exterior e envolvente à Quinta das Sedas.
Por considerar a ampliação do centro comercial uma oportunidade única para resolver um problema de mobilidade com mais de 20 anos, a Câmara de Matosinhos celebrou, em dezembro de 2016, um contrato com a NORTESHOPPING – CENTRO COMERCIAL, S.A., e a URBISEDAS – IMOBILIÁRIA DAS SEDAS S.A para a execução de um túnel de ligação da saída do Norte Shopping à A28, no sentido norte/sul, com entrada na Av. Calouste Gulbenkian, em frente ao Continente, e saída na A28 a jusante da bomba de gasolina.
Além do túnel, a obra envolveu o reperfilamento da Avenida Calouste Gulbenkian em toda a frente do Continente, com reperfilamento de passeios e faixa de rodagem, assim como a construção de passadeiras sobrelevadas para permitir a redução de velocidade, nos dois sentidos da avenida e melhorar, assim, a segurança dos peões.
A empreitada, no valor de 1,6 milhões de euros, foi inteiramente suportada pelo Norte Shopping e acompanhada por uma equipa técnica da autarquia.
As obras arrancaram em maio do ano passado. Embora com um prazo de execução de seis meses, a intervenção acabou por demorar cerca de um ano em virtude das más condições atmosféricas e de outros imprevistos (substituição do coletor público de drenagem de águas pluviais e reforço do pavimento com aplicação de grelhas em fibra de vidro).
Foram ainda realizados trabalhos, no valor de quase 90 mil euros, nas traseiras no Posto de Abastecimento de Combustíveis.
Luísa Salgueiro sublinha que, além do túnel que agora abre à circulação, está prevista uma passagem superior à A28, ligando a Zona do Estádio do Mar à Senhora da Hora, e uma ligação da A28 à rotunda da feira da Senhora da Hora.
Comentar