Agenda Noticias

Festa Senhor de Matosinhos 2021 em formato online e presencial

Cartaz Senhor de Matosinhos 2021

De 21 a 25 de maio, não perca o programa da Festa do Senhor de Matosinhos 2021 em formato online e presencial, sempre em segurança.


À semelhança do ano passado, a tradicional romaria do Senhor de Matosinhos não se irá realizar em virtude da pandemia por COVID-19.

Com mais de 700 anos de história, esta romaria todos os anos reúne cerca de dois milhões de visitantes.

Sensível ao simbolismo, fé e devoção que o Senhor de Matosinhos mobiliza, a Câmara Municipal decidiu apresentar um programa diferente, com um formato misto, adaptado às atuais circunstâncias e respeitando as normas emitidas pela Direção-Geral da Saúde.

Programa Senhor de Matosinhos

Da programação prevista, destaque para a exposição de fotografias e de cartazes da Festa do Senhor de Matosinhos, em frente ao edifício dos Paços do Concelho a partir de 22 de maio. No mesmo dia, será apresentado, como vem sendo tradição, o chamado “livro das Festas”. Este ano, é o historiador Hélder Pacheco quem assina a publicação, intitulada “Senhor de Matosinhos, Cartazes da Festa”, que será lançada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 16h30.

Quem ainda não visitou a exposição “25 anos depois, a Coleção de Arte Municipal, 1995-2020”, tem a oportunidade de o fazer até ao dia 6 de junho.

Exposição “25 anos depois”

A mostra apresenta uma retrospetiva dos últimos vinte e cinco anos de aquisições de obras de arte nos quais a autarquia de Matosinhos tem investido para enriquecer o seu acervo artístico de carácter público, com cerca de 450 obras, tornando-a uma das mais importantes coleções municipais a nível nacional, e encontra-se patente em três espaços da cidade: Museu da Quinta de Santiago, Galeria Municipal e Edifício dos Paços do Concelho.

Para acompanhar esta exposição descarregue a app “Matosinhos ARt” para observar uma seleção de obras em realidade aumentada.

A par desta exposição, a autarquia lança também o catálogo atualizado do acervo artístico, em II volumes, e uma segunda edição do livro-inventário publicado em 1995, com as obras de arte incorporadas até essa data, ambos com textos de Laura Castro, reconhecida investigadora e historiadora da arte.

A apresentação das obras terá lugar no dia 23 de maio, pelas 16h00, na Galeria Municipal. Além de Laura Castro, a sessão contará com a participação da historiadora de arte portuguesa Raquel Henriques da Silva.

Programa Musical

No que respeita à música, destaque para o regresso de Tiago Nacarato a Matosinhos, agendado para o dia 21 de maio, pelas 19h30, no Teatro Municipal Constantino Nery, com a participação de Bárbara Tinoco. O cantautor portuense de raízes brasileiras conta já com um percurso invejável, com salas esgotadas em Portugal e Brasil, com direito a sessão dupla em São Paulo e Rio de Janeiro, e ainda Fortaleza e Belo Horizonte. Para além disso o músico viu ainda o tema “A Dança”, apontado para um Globo de Ouro, na categoria Melhor Música. Na digressão “Além do Que Se Vê”, Tiago Nacarato revisita os temas do álbum de estreia, “Lugar Comum”, editado no final de 2019.

Altar-Mor Igreja Bom Jesus de Matosinhos
Altar-mor – Igreja Bom Jesus de Matosinhos

Senhor de Matosinhos Feriado

No feriado municipal, dia 25 de maio, pelas 11h00, irá realizar-se a Eucaristia Solene da Festa do Bom Jesus de Matosinhos, presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. Pio Alves.

Um dos motivos de maior atração das festas é a ornamentação de flores naturais da Igreja Matriz em homenagem ao Bom Jesus de Matosinhos.
A decoração floral do altar-mor e dos restantes oito altares laterais é um trabalho que envolve a participação de dezenas de voluntários, de todas as idades e maioritariamente femininos.

Grande parte das flores é, atualmente, proveniente de outras paragens de Portugal, como a ilha da Madeira, mas também da Holanda. Contudo, durante séculos, as flores utilizadas nestas decorações eram de Matosinhos. Esta era, antes da industrialização e do desenvolvimento urbano, uma região muito rica em flores – e assim nasceu esta tradição.

Cristo Crucificado
Imagem Senhor de Matosinhos

Também no feriado municipal, mas em Leça da Palmeira, será dado a conhecer, pelas 15h00, o resultado da intervenção de restauro e de conservação da Cascata Leceira, doada ao Museu da Quinta de Santiago, em 2010.

Este ano, a Câmara Municipal de Matosinhos desafiou ainda os seus munícipes a construírem a sua própria cascata, fornecendo dicas para a sua execução. Os trabalhos estarão expostos no jardim do Museu Quinta de Santiago, entre os dias 21 e 25 de maio.

A autarquia voltou igualmente a apostar numa programação digital com o objetivo de envolver a comunidade.
Nos dias 23, 24 e 25 de maio, sempre às 18h30, será exibido em três partes, na página de Facebook da autarquia, o documentário histórico “Romaria ao Senhor de Matosinhos em 1967”.

Para quem gosta de desafios virtuais, tal como aconteceu no ano passado, serão partilhados diariamente, entre os dias 22 e 25 de maio, vídeos com atividades relacionadas com as Festas do Senhor de Matosinhos, como experimentar as receitas do tradicional pão com chouriço e das farturas, ou recriar os tapetes de flores da procissão, para quem todos possam aprender e fazer em casa.

Programa Senhor de Matosinhos 2021
Programa Festas Senhor de Matosinhos 2021 (clique na imagem para ampliar)

CMM


Partilhe:
  • 231
  •  
  •  
  •  
  •  
  • 1
  •  
  •  
  •  
    232
    Shares
  • 231
  •  
  •  
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
sendinblue