Festas de Santa Ana 2020

Capela de Sant'Ana - Leça da Palmeira
Partilhe:

Translate

O programa das Festas em honra de Santa Ana, em Leça da Palmeira deste ano é, compreensivelmente, mais reduzido e menos festivo. Ao contrário dos anos anteriores, o programa resume-se à Missa em Honra de Santa Ana e São Joaquim, que se realizará no dia 26 de julho, pelas 21h00, no jardim anexo à Capela de Sant’Ana. Se o tempo não permitir, a cerimónia realizar-se-à na Igreja Matriz, à mesma hora.

Durante a cerimónia, será dada a bênção às grávidas (que se tenham previamente inscrito) e a todos os avós presentes. A Eucaristia será celebrada pelo pároco da freguesia padre Francisco Andrade, que será auxiliado pelos três diáconos e pelos vários grupos e Confrarias da Paróquia.

Aos fiéis que queiram assistir à Eucaristia será exigido o uso de máscara e o respeito pelo distanciamento social imposto pela organização”.

A Capela de Santana estará aberta:

  • sábado (dia 25) – das 15 às 20 horas
  • domingo (dia 26) – das 15 às 22 horas
Capela-mor com imagem de Santa Ana ao centro

Sobre a capela de Santa Ana (vulgarmente denominada Santana).

Embora já fosse referenciada em 1623, esta capela foi mandada demolir até aos alicerces e reedificada em 1762, pelo Dr. José dos Santos, Cónego Penitenciário na Sé de Mariana (Brasil). Seis anos depois (1768) foi reinaugurada, bem como a escadaria, com grandes festejos e uma procissão que percorreu Matosinhos e Leça.

Esta capela serviu ainda de hospital, entre junho e setembro de 1855, altura em que Leça e Matosinhos foram assoladas por uma gravíssima crise de cólera.

Nos anos 70 do século XX foi beneficiada com obras suportadas pela família dos Carvalho (a família dos detentores da extinta FACAR).

A respeito da escadaria e de toda a envolvente à capela, não resistimos a aconselhar a leitura a descrição que dela faz Camilo Castelo Branco na sua obra «Duas horas de leitura


RELACIONADOS:


Partilhe:

Comentar