Lula da Silva desloca-se a Matosinhos durante a sua visita a Portugal

Lula da Silva
Partilhe:

Translate

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, visitará o Norte de Portugal durante a sua estada no nosso país. A sua visita inclui uma deslocação a Matosinhos, no dia 24, onde participará no Fórum Empresarial Portugal – Brasil. Um encontro com empresários que também contará com a presença do primeiro-ministro António Costa. Serão 150 representantes do setor produtivo, metade do Brasil e metade de Portugal.

Lula da Silva chega a Lisboa na sexta-feira, dia 21 de abril, para uma agenda de três dias, além do domingo, com uma programação privada.

No sábado, Lula será recebido por Marcelo Rebelo de Sousa e irá colocar flores no túmulo de Luís de Camões. Nesse mesmo dia, almoçará com António Costa.

Na terça-feira, dia 25 de Abril, o presidente do Brasil receberá uma sessão solene de boas-vindas, que terá início às 10:00 e contará com intervenções do presidente do Brasil e do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva. Em seguida, está previsto um momento para apresentação de cumprimentos.

Durante a sua viagem, Lula pretende restabelecer as relações com os países europeus, que, segundo ele, se deterioraram durante o mandato de Jair Bolsonaro.

De acordo com o jornal O Globo, Lula da Silva anunciará diversos acordos em diferentes áreas, como a cooperação entre as agências espaciais dos dois países, pesquisas científicas, energia, geologia, mineração, saúde e turismo, além do reconhecimento dos diplomas de cidadãos brasileiros que residem em Portugal.

Outra atividade de Lula em Portugal será a assinatura do diploma do Prémio Camões, concedido em 2019 ao cantor Chico Buarque, que não foi assinado por Bolsonaro.



Partilhe: