Noticias

MAR Shopping recolhe 1.200 peças de vestuário para doar a instituições

Mar Shopping-recolhe vestuário para doar

Campanha do MAR Shopping Matosinhos para uma Black Friday mais sustentável recolhe 1.200 peças de vestuário para doar a instituições


O MAR Shopping Matosinhos conseguiu angariar em apenas duas semanas 1.200 peças de vestuário e acessórios de senhora, homem e criança, que serão entregues ao Banco de Bens Doados da ENTRAJUDA. Os bens doados serão depois distribuídos pela Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário de Matosinhos e pelo Centro Social e Cultural de Custóias. O vestuário foi angariado na sequência da campanha global “Desfrute das suas coisas por mais tempo” [“Love Your Stuff For Longer”], com que os centros comerciais da Ingka Centres, procuraram apelar a um consumo mais consciente e sustentável durante a Black Friday.

A iniciativa Fashion Upcycle, integrada na campanha, decorreu entre 23 de novembro e 6 de dezembro, tendo por objetivo fomentar a reutilização de roupa e respetiva doação a instituições de solidariedade social. Algumas das peças serão ainda transformadas ou personalizadas e serão igualmente doadas. O MAR Shopping Matosinhos irá partilhar na página sua oficial de Facebook workshops de upcycling de vestuário, que poderão ser replicados em casa e assim dar uma nova vida a peças que já não usa.

Repair Cafés no Algarve e Matosinhos angariaram 90 eletrodomésticos

A campanha “Desfrute das suas coisas por mais tempo” deu ainda origem a Repair Cafés, iniciativa que se integra no Projeto CREW da LIPOR, entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde, e da ERP Portugal – European Recycling Platform (Entidade Gestora de Resíduos).

Iniciativa permitiu ainda recolher 90 pequenos eletrodomésticos que, se tiverem reparação, serão doados a famílias carenciadas dos concelhos de Matosinhos e Loulé.

Com o objetivo de reduzir este impacto, incentivar a Economia Circular e ainda a Responsabilidade Social, no período da campanha foram também recolhidos 90 equipamentos com potencial de reparação. Estes serão agora remetidos para a LIPOR e para a ERP Portugal que avaliarão a possibilidade de os recuperar. Os equipamentos que ganhem uma segunda vida serão doados pela Re-Food de Almancil, União de Freguesias de Faro, Junta de Freguesia de Montenegro e Re-Food de Leça da Palmeira (que tem o seu centro de operações instalado no MAR Shopping Matosinhos e é atualmente responsável pelo apoio a 45 famílias) a pessoas carenciadas dos concelhos de Loulé e Matosinhos, respetivamente.

Love Your Stuff for longe

Na sequência dos Repair Cafés, os centros MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos partilharão nos primeiros meses do próximo ano nas suas páginas de Facebook vídeos explicativos acerca de reparações simples, que se podem realizar em casa, aumentando, desta forma, o impacto da iniciativa e a possibilidade de servirem de inspiração para reparações caseiras.

Recorde-se que a Ingka Centres, gestora global de centros comerciais, que, em Portugal, opera os centros comerciais MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos, lançou a campanha global “Love Your Stuff For Longer” [Desfrute das suas coisas por mais tempo] com o objetivo de promover um estilo de vida mais sustentável, tendo a mesma sido assinalada com diversas ações nos centros comerciais operadora na Europa e na Rússia.

Ao encorajar os clientes a refletir sobre o valor a longo prazo dos produtos que adquirem na Black Friday, a Ingka Centers e os seus parceiros pretenderam contribuir para que os consumidores repensassem o seu ciclo de consumo, comprando apenas aquilo de que realmente precisam, preservando os artigos que adquirem e prolongando a vida dos mesmos, quer através da reciclagem, quer dando-lhes uma nova vida.

A campanha marcou o arranque de um ano em que os centros comerciais Ingka, que fazem parte do Grupo Ingka, tal como a IKEA Retail e a Ingka Investments, desenvolverão continuamente ações de promoção da sustentabilidade. Em conjunto com as lojas IKEA, a Ingka Centres tem como objetivo para a próxima década inspirar e permitir que mil milhões de pessoas adotem um estilo de vida mais sustentável, contribuindo para a preservação do planeta.   

Partilhe:
  • 201
  •  
  •  
  •  
  •  
  • 1
  •  
  •  
  •  
    202
    Shares
  • 201
  •  
  •  
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
sendinblue