Nivà volta a ser destaque no conceituado Guia Gambero Rosso

3 Cones - Nivá Matosinhos

Partilhe:

Translate

A gelataria de origem italiana, e inspiração artesanal, que também podemos encontrar em Matosinhos.


Gambero Rosso é considerado o mais importante guia de vinhos e gastronomia italianos do planeta. É publicado desde 1986 e, este ano, na edição especial Gelaterie d’Italia 2023” a Nivà voltou a ser destaque com o prémio 3 cones. A famosa gelataria artesanal que mantém, pelo terceiro ano consecutivo, o título que só as melhores gelatarias de Itália conseguem conquistar, pode ser encontrada em Matosinhos na Rua Sousa Aroso, 102.

No guia há um total de 493 gelatarias e 83 novas entradas nesta sétima edição.

Nivà nasceu em Turim, em 2016, depois de uma paixão de longa data de Diana de Benedetti e do marido Silvio Rivolta pela gastronomia italiana e, atualmente, já conta com duas lojas em Turim, uma em Cannes, duas em Lisboa e uma em Matosinhos (Porto).  O seu primeiro projeto, o restaurante Bontan, foi galardoado com uma estrela Michelin em 1991.

Gelado Nivà

Há um sabor especial em cada gelado Nivà, seja em copo ou em cone, ou ainda nos famosos cannolis recheados com a ricotta doce e especial, proveniente da Sicília. Quem os prova, distingue o sabor fresco e aromatizado dos ingredientes e a cremosidade do palato.

Na génese do projeto, estão receitas artesanais e o respeito pela sazonalidade e pela qualidade e origem controlada dos ingredientes. Além disso, há uma arte muito própria na forma de combinar os sabores e esculpi-los, no copo ou no cone. “Não é apenas mais um gelado, é uma experiência que agrada a todos os sentidos”, destaca Alexandre Batata, responsável pela gelataria de Matosinhos.  

Nivà Matosinhos

A Nivà Matosinhos funciona de terça-feira a domingo, das 12h30 às 21h30; sextas e sábados até às 22h30. No verão, o horário prolonga-se.

A não deixar de provar, ficam alguns dos bestsellers e favoritos dos clientes: O cremino, o sabor único que deu origem ao famoso kinder bueno; o sabor de assinatura Nivà – o ricotta e figo; ou o ganache de chocolate preto, um sabor extra-cremoso que faz lembrar a mouse da avó.

Nas frutas, o maracujá, morango, tangerina ou pera-rocha. E ainda nas versões sem lactose, o chocolate hortelã-pimenta à base de água e infusão prolongada para intensificação de sabor, o chocolate extra noir e o chocolate com avelã, uma adição recente ao menu.

Agora no inverno, não dá para perder o ganache burnet, a famosa sobremesa de Turim, a maçã caramelizada com canela e o zabaione quente, ou na sua versão gelado. Tudo para saborear na gelataria junto à praia de Matosinhos, ou para levar para casa.



Partilhe: