Festas do Senhor de Matosinhos 2015

Senhor de Matosinhos
Partilhe:

Translate

Fogo-de-artifício, música, artesanato e exposições integram as festas do Senhor de Matosinhos, de 08 de maio a 01 de junho, tendo o cartaz resultado de um concurso entre alunos da Escola Superior de Artes e Design.

O programa das festas da cidade do Senhor de Matosinhos foi esta quinta-feira antecipado à agência Lusa pela autarquia, tendo o vereador com o pelouro da Cultura, Fernando Rocha, destacado algumas das novidades destas comemorações, com mais de 600 anos de história.

Um dos destaques desta edição é o facto do cartaz oficial do Senhor de Matosinhos ter resultado de um concurso para desenvolvimento da identidade gráfica das Festas da Cidade que foi lançado aos alunos das quatro turmas do 2.º ano da licenciatura de Design de Comunicação da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) de Matosinhos.

ESAD

Segundo Fernando Rocha, o vencedor do concurso, Tiago Silva – cuja proposta foi a escolhida entre as 90 apresentadas – vai receber um prémio pecuniário de 1.000 euros, enquanto os agraciados pelas 4 menções honrosas vão receber 250 euros cada um.

Feriado municipal a 26 de maio

“Esta é a primeira vez que produzimos o cartaz oficial desta forma. Fazemo-lo no âmbito do ano do design e com o objetivo que os jovens percebam melhor a tradição do Senhor de Matosinhos”, disse Fernando Rocha, acrescentando que os trabalhos finalistas vão estar em exposição, em telas de grandes dimensões, no Jardim Basílio Teles.

Do programa com duração de quase um mês do Senhor de Matosinhos – cujo feriado municipal é a 26 de maio – fazem parte, entre muitas outras atividades, música, exposições, uma feira do livro, uma feira de artesanato, festividades religiosas, sendo o fogo-de-artifício, marcado para a meia-noite de sábado, dia 23 de maio, um dos pontos altos.

Fogo-de-artifício terá uma duração de 20 minutos

O fogo-de-artifício terá uma duração prevista de cerca de 20 minutos, explicando o vereador que, nos últimos anos e “por culpa da crise”, este espetáculo tinha vindo a ser diminuído e que este é o primeiro ano em que o “conseguiram aumentar um pouco”, garantindo um fogo-de-artifício “de elevada qualidade e ao nível da qualidade do Senhor de Matosinhos”.

Fernando Rocha explicou à agência que estas festas custam cerca de 250.000 euros, mas como têm um conjunto de receitas próprias “praticamente se autofinanciam”, sendo uma grande fatia dos custos, por exemplo, para policiamento das festas.

Outro dos destaques da edição deste ano das festas da cidade é a exposição com as memórias do Senhor de Matosinhos no arquivo fotográfico municipal, que vai estar patente de 07 de maio a 06 de junho no átrio da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, recordando que “a partir de 1920 os responsáveis das festividades encomendavam, todos os anos, amplas reportagens fotografias do evento”.

Regeneração da Banda de Música de Matosinhos

A autarquia destaca ainda a regeneração da Banda de Música de Matosinhos, que há cerca de 20 anos estava sem atividade, e que nas festas da cidade terá a sua primeira apresentação desde então.

No fim de semana de 23 e 24 de maio, o novo terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões vai estar de portas abertas ao público entre as 10h e as 20h.



Partilhe:

Comentar