Paróquia

Liturgia Familiar: Proposta para o XX Domingo Comum

Aprendamos com a mulher cananeia a grande lição de fé…

Aprendamos com a mulher cananeia a grande lição de fé…

Mesmo em tempo de férias, para muitos, o Senhor não deixa de nos alimentar com a Sua Palavra e o Seu Corpo.
Não deixemos de celebrar em família a Eucaristia. O Senhor convida-nos a participar da Sua mesa: “Tomai e comei isto é o Meu Corpo”. Não recusemos o Seu convite. Participemos presencialmente na festa da família, na santíssima Eucaristia.

LITURGIA FAMILIAR

SAUDAÇÃO

Guia: Somos convocados a acompanhar a fé de uma mulher, estrangeira, libanesa, pagã, em coincidência com a Semana Nacional das Migrações. Nesta mulher, o Senhor desafia-nos a acolher e a escutar o grito dos mais pobres, dos excluídos, dos estrangeiros, de modo que a família, a Igreja e o mundo sejam Casa Comum, casa de oração para todos os povos, para todos os filhos de Deus, também para os que andam dispersos.  Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

Todos: Ámen.

PEDIMOS PERDÃO

Guia: Confiemo-nos ao Senhor, que usa de misericórdia para com todos, dizendo: Senhor, tem compaixão de nós.

Um dos membros da família: Pela indiferença e pelo comodismo, diante dos gemidos de tantos irmãos que até nós chegam, à procura de vida e de paz: Senhor, tem compaixão de nós.

Todos: Senhor, tem compaixão de nós.

Um dos membros da família: Pelas violências e perseguições, cometidas falsamente em nome de Deus: Cristo, tem compaixão de nós.

Todos: Cristo, tem compaixão de nós.

Um dos membros da família: Pela incapacidade de diálogo e de perdão, entre povos, nações e religiões: Senhor, tem compaixão de nós.

Todos: Senhor, tem compaixão de nós.

ACOLHEMOS A PALAVRA
[Ver/ouvir a primeira parte do vídeo/áudio disponível https://laboratoriodafe.pt/]

Leitura do Santo Evangelho segundo São Mateus – 15, 21-28

Naquele tempo, Jesus retirou-Se para os lados de Tiro e Sidónia.
Então, uma mulher cananeia, vinda daqueles arredores, começou a gritar:
“Senhor, Filho de David, tem compaixão de mim.
Minha filha está cruelmente atormentada por um demónio”.
Mas Jesus não lhe respondeu uma palavra.
Os discípulos aproximaram-se e pediram-Lhe:
“Atende-a, porque ela vem a gritar atrás de nós”.
Jesus respondeu: “Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel”.
Mas a mulher veio prostrar-se diante d’Ele, dizendo: “Socorre-me, Senhor”.
Ele respondeu: “Não é justo que se tome o pão dos filhos para o lançar aos cachorrinhos”.
Mas ela insistiu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos
comem das migalhas que caem da mesa de seus donos”.
Então Jesus respondeu-lhe: “Mulher, é grande a tua fé. Faça-se como desejas”.
E, a partir daquele momento, a sua filha ficou curada.

PARTILHAMOS A PALAVRA

Guia: Também Jesus está de viagem, pelo estrangeiro. Sai de Casa, atravessa a fronteira e entra no “mundo” dos pagãos! E é nessa terra “amaldiçoada”, que Ele recebe a primeira bênção do povo, na fé de uma mulher cananeia! Também Paulo sai da Casa de Israel e se volta para o mundo dos pagãos, que precisa de conhecer a misericórdia de Deus. Deste modo, saindo da sua zona de conforto, Paulo e Jesus vão fazendo da Igreja, “a casa aberta do Pai” e despertam em nós o desejo de “sair”, para chegar a todos sem exceção.
Estamos em tempo de Verão, com a paróquia nos serviços mínimos. Mas, ao contrário do que parece, este tempo de sair, de viajar, de ir ao encontro de conhecidos e desconhecidos, lá fora, ou cá dentro, comporta o desafio pastoral de uma outra “saída”: a saída de nós mesmos, em direção às periferias, aos distantes, aos ausentes, aos pobres, aos sós, aos tristes, aos que vivem sem fé e sem esperança. Somos desafiados a viajar com as malas do evangelho, a atravessar a fronteira com o passaporte da fé, e a sair das nossas comodidades e comunidades, para ir mais além, até lá, onde os homens e as mulheres vivem, trabalham e sofrem, a anunciar-lhes a misericórdia do Pai!

APRESENTAMOS AS NOSSAS PRECES

Guia: Porque acreditamos na força da intercessão, confiamos ao Senhor as preces de todos os seus filhos, dizendo:

Todos: Senhor, tem compaixão de nós!

Um dos membros da família: Pela Igreja, dispersa em missão por toda a terra: seja “casa de oração para todos”, em que ninguém é estrangeiro nem hóspede, mas todos uma família, um só povo em Cristo, nós te pedimos:

Todos: Senhor, tem compaixão de nós! 

Um dos membros da família: Pelos governantes: promovam a dignidade do génio feminino, ao serviço de um mundo mais belo, nós te pedimos:

Todos: Senhor, tem compaixão de nós!

Um dos membros da família: Pelas pessoas em viagem, em deslocação para fora ou dentro do seu país: a mobilidade favoreça a construção de um mundo novo, verdadeira Casa Comum, onde ninguém fica de fora, nós te pedimos:

Todos: Senhor, tem compaixão de nós!

Um dos membros da família: Pela nossa família: aprendamos de Jesus Cristo, forçado a fugir da Sua terra, a conhecer e a escutar o estrangeiro para o compreender, a aproximarmo-nos para o servir, a colaborarmos e a partilharmos para crescermos juntos, nós te pedimos:

Todos: Senhor, tem compaixão de nós!

Um dos membros da família: [acrescenta a tua intenção], nós te pedimos:

Todos: Senhor, tem compaixão de nós!

Guia: Rezemos como Jesus Cristo nos ensinou:

Todos: Pai nosso…

ASSUMIMOS UM COMPROMISSO

Guia: O Papa Francisco sugere-nos este compromisso: conhecer a história de cada pessoa para a compreender; aproximar-se do outro para o servir; escutar para se poder reconciliar, partilhar para crescermos juntos, envolver para promover, colaborar para construir a Casa Comum, sem invejas, discórdias e divisões, de modo que ninguém fique de fora.

Guia: Bendigamos o Senhor!

Todos: Graças a Deus! 

BÊNÇÃO DA FAMÍLIA E DA MESA

[PARA REZAR ANTES DA REFEIÇÃO EM FAMÍLIA]

Guia: Senhor Jesus, foste forçado a fugir, com Maria e José, para encontrares um abrigo de paz. Tu queres fazer deste mundo a Casa Comum em que há pão para todas as pessoas. Abençoa esta nossa refeição. E impele a nossa família a contribuir para um mundo mais irmão.

Todos: Ámen. 


RELACIONADOS:

Partilhe:
  • 7
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    7
    Shares
  • 7
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
sendinblue

Leave a Reply